⊱−−≺≺≺−⊱❀✿❀⊰−≻≻≻−−⊰⊱PAGANISMO⊰
O Termo amplo e geral conhecido hoje como Paganismo tem origem nas formas de espiritualidades Panteístas, animistas, totêmicas de bases xamanistícas e na maioria das vezes politeístas encontradas nas forças da natureza.
O Paganismo não pode ser considerado uma religião, Mas sim o pilar central que engloba o modo de vida, os conceitos espirituais e filosóficos no qual todas essas expressões religiosas focadas na natureza se apoiam e desenvolvem seus fundamentos.
Assim, poderíamos dizer que qualquer religião centrada na terra que não crê no sagrado como forma transcendente e que não seja monoteísta é pagã.⊱−−≺≺≺−⊱❀✿❀⊰−≻≻≻−−⊰
⊱NEOPAGANISMO⊰
É a terminologia moderna, corrente usada para uma variedade de movimentos geralmente não organizados, iniciados desde a década de 60, com suas raízes antigas ou não. Nessa classificação de Paganismo estão inclusos todos que tentaram criar e recriar, reviver ou continuar as práticas do Paganismo de diferentes culturas.
Esta categoria de Paganismo inclui ideias e tentativas de eliminar os conceitos inapropriados, assim como as atitudes e práticas das religiões e visões de mundo monoteístas, dualistas e ateístas.
Pode ser considerado um movimento iniciado pela sociedade contemporânea para reestabelecer a adoração a natureza. Esta definição pode incluir qualquer tentativa, indo desde os movimentos reconstrucionistas até os grupos não reconstrucionistas como Neodruidismo e a Wicca.
⊱−−≺≺≺−⊱❀✿❀⊰−≻≻≻−−⊰⛤WICCA⛤
Assim a Wicca é uma religião Neopagã, um nome alternativo dado a Bruxaria Moderna, que se inspira no Paganismo dos antigos povos da Europa.
Dentro dos dogmas da Wicca está a crença na existência do poder sobrenatural ( mundo espiritual e mágico) e nos princípios regentes dos planos físico e espiritual - Deus masculino e feminino- que juntos formam o par sagrado e regente retomando aos antigos deuses da natureza, criando e recriando rituais das antigas culturas onde estas deidades foram um dia celebradas.
Sendo assim, o reavivamento e a sobrevivência moderna desta antiga religião baseada na terra e suas manifestações. Suas raízes espirituais estão no Neolítico e Paleolítico europeu, tempo em que os povos primitivos cultuavam a Deusa Mãe como a grande criadora, nutridora e sustentadora da vida.- A Wicca, abrange uma grande diversidade de cultos e práticas sendo de modo geral uma religião politeísta, de culto basicamente dualista, que crê tradicionalmente na Deusa Mãe (ou mãe tríplice) e no Deus Sol (Deus Cornífero) - que será contado detalhadamente no próximo capítulo- , sendo estas duas deidades muitas vezes vistas como faces de uma divindade Panteísta maior ou ainda manifestadas como várias divindades da natureza.
Em seus ritos a Wicca também faz uso da prática ritual da magia, em grande parte influenciada pela magia cerimonial Kabalah, Astrologia entre outras ciências ocultas, dependendo da tradição que se faz escolha para seguir. É muitas vezes referida como Witchcraft ( em português "Bruxaria") por seus seguidores, Que são conhecidos como Wiccanos, Wiccans ou Bruxos.
Suas origens contestadas residem na Inglaterra no início do século XX, mas foi popularizada nos anos 50 por Gerald Gardner, que na época chamava a religião de "Culto as Bruxas", ou "Bruxaria" e seus seguidores de "Wica". Termo que a partir dos anos 60 foi formalizado para "Wicca".⊱−−≺≺≺−⊱❀✿❀⊰−≻≻≻−−⊰
⊱Diferença entre WICCA e BRUXARIA NATURAL⊰
Wicca e Bruxaria Amino- Mixty
"Wicca é uma religião contemporânea Neo-pagã e Bruxaria é a prática de Magia Natural"A bruxaria natural é tão antiga quanto a religião de wicca. Não tem data certa do início de sua prática.
Na Bruxaria Natural, não é prestado culto a divindades. A crença de deus e da deusa como gaia, mãe terra, é o que precede qualquer rito.
As comemorações realizadas pelos adeptos da bruxaria natural não envolvem a roda do ano. Muitos o fazem, pois não não há restrições. E os alimentos que recebemos de nossa mãe terra, devem ser agradecidos SEMPRE. No entanto, não é obrigatoriedade a realização dos sabatts, da forma que o é na wicca.
Na bruxaria natural, assim como na wicca, os esbatts são comemorados. É costume rituais que envolvam projetos pessoais ou de família. A queima de pedidos no caldeirão, a magia com nós, o uso de banhos para limpeza e purificação, etc.
Os instrumentos mágicos da bruxaria natural, não precisam ser comprados. Da própria natureza, você "retira" o que precisa para suas magias.
Vejo muitos "bruxos e (bruxas) naturais" fazerem ritos com divindades. Mas também os vejo simplesmente praticar a magia crendo na força maior. Assim como na wicca, não há regras sobre com qual divindade deve ou não trabalhar. Vai da intuição da bruxa(o).
Como na bruxaria natural, não são cultuadas divindades. Ela pode ser definida como sendo uma filosofia de vida, e não uma religião.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Manual de Bruxaria - Para Iniciantes⛤
Spiritual"Um livro com abordagens interessantes para iniciantes na Magia que desejam desvendar os mistérios por trás desse universo encantado e seguir seu próprio caminho na Bruxaria".