De: Apolo Bertold
Para: Panjun vi Panjir
Data: 17 de novembro de 2016
Assunto: RE: Introdução e sumário
Anexos: introducao-consideracoes-bertold.docx;Estimado amigo Panjun,
Peço perdão pela demora na resposta. Vou explicar o motivo.
Estou maravilhado, atordoado e confuso. Seus escritos me tomam energia emocional, de modo que não consigo dar mais que trinta minutos por dia a eles. Passo o restante do meu dia digerindo o pouco que consigo ler, até o dia seguinte quando releio o que li anteriormente e tento avançar um pouco mais. Não critico sua maneira de escrever. Pelo contrário. A linguagem é fluida e clara. Acontece, porém que é muita informação nova e muito raciocínio filosófico inédito! Você ultrapassa os dez por cento de ineditismo que uma obra precisa ter, além do fato de apresentar todos estes contextos que você vivenciou nos três milênios, muitos deles inéditos ao homem do século 21.
Confesso — e creio que você bem sabe disso e me compreenderá sem dificuldades — que ainda não estou completamente convencido da veracidade de sua obra. Vejo que, com a leitura dos capítulos, gradativamente vou ser cozido em banho maria e acabarei aceitando tudo como verdade. É preciso considerar este problema que não é só meu mas de todo o público. Não vamos, por enquanto, excluir a hipótese de sugerirmos que tudo pode ser uma grande brincadeira ou pode ser também a realidade, deixando que o leitor escolha se se trata de uma obra literária ou científica. Ainda assim, é certo que sua obra não será atrativa ao grande público. Apenas os grandes eruditos aceitarão o desafio da leitura e da análise. De todo modo, vou insistir na valiosidade e urgência de apresentá-la ao mundo.
Em anexo encontra-se novamente sua introdução ao livro primeiro, juntamente com as minhas considerações, que vão escritas em vermelho. De tudo o que você já enviou, a introdução é a única parte por enquanto que além de ler eu consegui tecer comentários. Estou lendo os outros ensaios e depois com calma vou lhe enviando minhas considerações. Quanto à sua sugestão de sumário, achei-a valiosa. Mas é necessário ponderar se a ordem cronológica é melhor que a da complexidade das ideias. Considero ambas muito pertinentes e acredito que podemos desenvolver um sumário interativo para o livro, que possa sugerir ao leitor que ele mesmo faça a escolha da ordem que preferir. Se me permite, conversarei com o designer instrucional para engajá-lo no projeto.
Estou orgulhoso e lisonjeado de ter recebido tamanha responsabilidade de editar e publicar sua obra. Ao mesmo tempo me sinto tão pequeno para participar de um marco histórico desse porte. Não creio que ainda nesta geração aparecerá outro estudioso disposto a dar sequência a ela. Acredito que levarão ainda algumas décadas até que alguém se arrisque a dissertar a seu respeito. Espero profundamente que o senhor tenha ainda longos séculos pela frente.
Aguardo sua leitura de minhas considerações e uma resposta.
Sentindo-se honrado,
Apolo Bertold.
———————————————————
Mensagens anteriores:
Em 24 de agosto de 2016 Panjun vi Panjir escreveu:
Oi, Apolo. Tudo bem?
Como lhe disse pessoalmente, estou trabalhando com afinco na atualização da linguagem e grafia dos meus escritos há pelo menos dois anos. Mesmo com esse ritmo que estou aqui, acredito que ainda levo uns seis meses para concluir todos os capítulos. (Muitos deles ainda sequer foram digitados, estando ainda manuscritos.) Devem ser, pelos meus cálculos, um total de 3.245, material suficiente para editarmos uns três, quem sabe quatro volumes.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Caldo
Science FictionRemexendo uns e-mails antigos do meu trabalho na editoria, encontrei esta conversa com meu velho amigo Panjun.