Uma coisa que pode confundir muitos ficwriters é a variedade de termos e siglas de fanfics.
Além dos gêneros comuns conhecidos por todos (romance, ação, humor, terror, drama, fantasia), as fanfics possuem gêneros para todos os gostos.
Muitos deles são derivados de animes e mangas japoneses, porém outros possuem termos da língua inglesa. (me perdoem se coloquei um termo já colocado no capítulo anterior)TIPOS E TERMOS:
ANGST = Angustia - Termo alemão que indica que a fanfic é focada na tristeza psicologística do personagem.
MARY SUE = São fanfics em formas de contos, romance ou novela melodramática e apelativa. Os chamados "personagens Mary Sue" são personagens idealizados e sem defeitos, criado para a satisfação imaginária do autor, para que os leitores tenham inveja, admirem ou tenham pena dela. Costuma ter um tratamento preferencial da parte do autor: tem atenção maior na história e consegue tudo facilmente.
CROSSOVER = São fanfics que costumam misturar dois universos ficcionais diferentes. Ex.: The Avengers e Justice League agindo juntos para salvar o mundo.
DARKFIC = São fanfics com abundancia de cenas depressivas, atmosferas sombrias e cenas angustiantes.
DEATHFIC = São fanfics em que pelo menos um personagem principal morre.
DRABBLE = São fanfics que possuem menos de 100 palavras; embora alguns considerem uma fanfic com menos de 1000 palavras como drabble.
DOUBLE DRABBLE = São fanfics com no máximo 200 palavras.
SLASH = São fanfics centradas em uma relação amorosa entre dois homens.
FEMSLASH = O mesmo que Slash, porém, com duas mulheres.
FANON = Seria basicamente a fanfic de uma fanfic. Muito comum no wattpad como novas versões. Ex.: A fanfic original é Larry e outra ficwriter adapta (com autorização da autora original) para HunHan.
LEMON = Indica que a fanfic possui cenas de sexo gay explicito.
LIME = Indica história com cenas de sexo implícitas, sejam elas heterossexuais ou homossexuais.
ORANGE = Indica que a fanfic possui cenas de sexo lésbico explicito.
SELF INSERCTION = São fanfics em que o ficwriter participa da trama, interagindo diretamente com os personagens.
SHOUNEN-AI = Fanfic que contenham cenas de relações gays, contendo no máximo beijos.
SHOUJO-AI = Versão lésbica do Shounen-Ai.
BONDAGE = Fanfics em que ocorrem a imobilização de um dos parceiros para satisfação sexual (BDSM).
DARK LEMON/ORANGE = Fanfics que possuem cenas de sexo homossexual violento/estupro.
FETICHISMO = Característica de um personagem que sente atração por peças de roupas, objetos, situações ou partes do corpo.
FLUFFY = É como uma versão mais hardocore do romance comum. Os personagens são muito mais carinhosos e amorosos do que o "normal".
SIDE STORIE = Geralmente é uma One-Shot que explica um fato ocorrido em outra fanfic, e que não se encaixa no meio da história original, como uma especie de bônus.
ONE-SHOT = Um tiro - São fanfics que possuem apenas um capitulo, toda a história é contada em apenas um capitulo. Ex.: fanfics PWP.
MAINTEXT = São história que utilizam enredos, situações ou romances apresentados explicitamente na história original e que são explorados na fanfic. Ex.: O livro Hogwarts Uma História, muito citado na saga de Harry Potter, porém nunca apresentado na integra.
SUBTEXT = Situações ou romances que são subintendidos na história original e explorados na fanfic. Ex.: O relacionamento de Severo Snape e Lilian Evans/Potter.
WHAT IF = São fanfics que contam o que poderia acontecer se o rumo original de uma história fosse mudada. Ex.: O que aconteceria se Bilbo Bolseiro tivesse recusado ir com os anões para a Montanha Solitária?
SHOTACON = Fanfic em que há o romance de um homem/mulher mais velho com um menino.
LOLICON = O mesmo que Shotacon, porém com uma menina.
ECCHI = São histórias que possuem insinuação de sexo, mas não a relação explicita em si.
HENTAI = Fanfics que tenham cenas de sexo heterossexual explicito.
CITRUS = Fanfic de romance adulto, podendo ou não conter cenas de sexo explicito em si.
SHORTFIC = Uma fanfic curta, de 3 a 15 capítulos, podendo ter capítulos longos ou não.
LONGFIC = Uma fanfic mais longa, com mais de 20 capítulos, geralmente também possui capítulos mais longos, com uma média de 3 a 8 mil palavras por capitulo.
SONGFIC = Fanfic que acompanha letra/tradução de uma música escolhida pelo autor, servindo de trilha sonora. Muito comum em Shortfics e One-Shots.
BARA = É um subgênero do Yaoi relacionado ao tipo físico do personagem. São descritos como homens corpulentos, musculosos ou acima do peso e peludos (à lá Tony Ramos). Algumas fontes dizem que o termo Bara vem da palavra inglesa Bear (urso).
BETA READER = De uma forma resumida é uma pessoa que se disponibiliza para betar (corrigir) a sua história antes de ser postada. A beta tem contanto direto com a ficwriter e também pode contribuir com comentários e ideias para a fanfic.
CRACKFIC = Uma fanfic voltada para um humor mais bizarro e exagerado, porém, sem deixar de ser engraçado.
CROSS-DRESS = Termo em inglês para "travestir", indica que existem personagens que se vestem com roupas do sexo oposto.
FURRY = Termo usado para fanfics em que os personagens tem aparência de algum animal.
GARY STU = Versão masculina de Mary Sue.
HEADCANON = Um termo sem tradução para o português e que consiste em uma teoria explicar alguma pergunta não respondida no universo canon.
CRACK PAIRING/CRACK SHIP = Casal sem ligação e compromisso algum com o canon, não usual ou bizarro.
GENDERBEND/GENDERFLIP/GENDERSWAP =Termos da língua inglesa para "troca de gêneros". É o ato de criar uma contra parte do sexo oposto de um personagem que já existe. Ex.: Deadpool - LadyPool
MARTY STU = Masculino de Mary Sue, o mesmo que Gary Stu..
REBOOT = Consiste no ato de reescrever uma história do zero, ignorando completamente o enredo original e criando um novo.
SPIN-OFF = Obra narrativa derivada de uma que já existia antes.. Ex.: The Walking Dead - Fear The Walking Dead; Harry Potter - Animais Fantásticos e Onde Habitam.
WAFF = Indica uma fanfic que tem a intenção de ser algo puramente agradável e/ou romântica.
VOCÊ ESTÁ LENDO
TIPOS DE FIC
Humorsaí caçando por aí as provas de que o wattpad é uma terra sem lei e coloquei tudo aqui. Enfim estão aqui os memes da tag Tipos de Fic