Capítulo 1: Fuja do Relativismo

56 2 0
                                    

Neste primeiro capítulo, trataremos sobre o Relativismo, um pensamento bastante comum que vem assolando a mente de muitos. Então, vamos lá!

Ter uma intimidade construída com Deus é essencial.
Nós devemos buscar a fundo a Deus para conhecermos e reconhecermos suas obras e manifestações e em geral, nos aproximarmos de pessoas que sejam íntimas dEle, caso contrário podemos aderir a pensamentos como o Relativismo.

Mas o que é o Relativismo? É quando pessoas têm visões e interpretações diferentes sobre uma verdade única.
Vou dar um exemplo para não ficar tão confuso. Em uma prova de Português, existe a parte de interpretação de texto e a outra parte de gramática. Vamos falar sobre a parte de interpretação. Os alunos deverão ler um texto e responder às questões referentes a esse texto. Durante a leitura, eu posso ter uma interpretação diferente dos demais alunos.
Mas nós sabemos que no final da prova, haverá apenas uma resposta correta para cada questão.
Então, todos vão ler o mesmo texto, mas vão ter visões diferentes. Porém, o fato é que só terá uma resposta certa!
Com isso, nós podemos afirmar que Deus é absoluto, suas verdades e a sua Palavra não mudam, não variam. Não é questão de interpretação, é fato!

(Números 23:19)
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria Ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"

(Isaías 14:24)
"O Senhor Todo-Poderoso jurou: "Vou fazer o que resolvi; vou realizar o meu plano."

Se Deus prometeu, Ele vai cumprir, independente de interpretações ou pensamentos!!!

Outra contextualização que podemos fazer é sobre a polêmica do vestido. Há um tempo circulou uma foto na internet de um vestido. Tinha gente que enxergava o vestido azul e preto e tinha outras pessoas que viam branco e dourado.
São pessoas com interpretações e visões diferentes sobre o mesmo vestido, porém sabemos que o fato é que ele só pode ser de duas cores, e não de quatro.
Mais uma vez nos mostrando que é fato e não interpretação!

Podemos ver isso na história de Jeremias, lá em (Jeremias 1:4-8)
"O Senhor Deus me disse: — Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações. Então eu disse: — Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem. Mas o Senhor respondeu: — Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando."

Jeremias era filho de um Sacerdote, e era muito novo quando foi chamado por Deus para ser um profeta para as nações.
A primeira interpretação que ele teve foi que não ia conseguir cumprir o seu chamado por ser muito jovem e incapaz. Essa visão veio a partir da realidade que ele tinha naquele momento.
Mas o fato era que Deus já o tinha capacitado e escolhido independente daquilo que Jeremias pensava.

Ocorre a mesma situação na história de Moisés.
(Êxodo 4:10-12)
"Moisés continuou teimando. Ele disse ao Senhor: "Ah! Senhor! Nunca fui bom para falar, nem antes, nem depois que o Senhor falou com o seu servo. Tenho muita dificuldade em me expressar".
Então, O Senhor lhe disse: "Quem deu a boca aos homens? Quem faz com que o homem fale ou não fale, veja ou não veja, escute ou não escute? Não sou eu, o Senhor? Pois agora vá. Eu estarei com você e direi o que você deve falar."

Ele se sentia incapacitado quando Deus o chamou para libertar o povo hebreu do Egito pois era gago. Mas Deus o capacitou e o escolheu mesmo assim.

(Mateus 10:19)
"Quando levarem vocês para serem julgados, não fiquem preocupados com o que deverão dizer ou como irão falar. Quando chegar o momento, Deus dará a vocês o que devem falar."
‭Nós achamos que não sabemos falar nem nos expressar direito, mas o Espírito Santo nos instrui no momento certo.‬

‭Quer saber como você pode ser usado para fazer a diferença sendo um Sucessor de Cristo? Confira o próximo capítulo!‬

A Vida Aqui ForaOnde histórias criam vida. Descubra agora