Lêem e compreendem o que iremos avaliar nas obras!
🔹O que é Ortográfia?
Conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa que ensina a grafia correta das palavras, o uso de sinais gráficos que destacam vogais tônicos, abertos ou fechados, processos fonológicos como a crase, os sinais de pontuação, esclarecidores de funções sintáticas da língua e motivados por tais funções etc.
🔹 O que é Sinopse?
É uma espécie de resumo, uma sintese de uma obra literária, científica e etc. A sinopse é também uma versão mais curta de um texto original, não necessariamente um resumo.
O objetivo da sinopse é fazer com que o leitor entenda os pontos principais do texto original e pode ser lido, filme ou evento, e ele é essencial para fazer com que os indivíduos se interessem ou não pelo resto da obra.
🔹 O que é Prólogo?
É um texto ou uma advertência, geralmente breve que antecede uma obra escrita e que tem por apresentá-la ao leitor. Do grego " prologos" que significa preliminar.
Prólogo é o mesmo que introdução, prefácio ou preâmbulo. É a introdução de um trabalho, onde o autor desenvolve as ideias preliminares sobre o assunto que vai desenvolver no desenrolar da obra.
🔹 O que é Coerência?
Na gramática , a coerência é responsável por dar um sentido lógico ao leitor. Para que um texto seja compreensível e faça sentido para quem está lendo, este precisa apresentar uma continuação lógica das ideias que são apresentadas ao longo da narrativa.
Cada palavra tem um significado individual, porém quando estão juntas em uma frase ou texto, formam um significado diferente. Se a construção das palavras não forem feitas de modo correto, o sentido geral da oração fica incompreensível.
Quando um texto apresenta erros na sua coerência textual, o sentido da frase não tem lógica.
Exemplos;
" Estava muito calor, que até começou nevar."
" A parede estava sentada."
" Eu odeio carne, por isso vou pedir um bife mal passado."
🔹 O que é Desenvolvimento?
É o corpo do texto, onde se organiza o pensamento. Compõem os argumentos que no caso é o posicionamento adotado. Os argumentos, podem ser classificar em: argumento de autoridade, argumento por ilustração, argumento do pensamento lógico, argumento de prova concreta e argumento de competência linguística.
❌Deve-se evitar em um desenvolvimento. ❌
* Repetições de palavras;
* Escrever pormenorizando;
* Exemplos extremamente excessivos;
* Usar de exemplos fracos e fora do contexto;
🔹 O que é Poesia?
É um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. Existem determinados elementos formais que caracterizam um texto poético.
Como por exemplo ; o ritmo, os versos e as estrofes. É que definem a métrica de uma poesia.🔸 Rima; É um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo nas poesias, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade. Ela ocorre nos versos, ou seja, nas linhas dos poemas e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos ou das sílabas poéticas.
🔸Verso; Em um poema, o verso corresponde a cada uma das linhas que constituem. É o elemento que define a poesia, por oposição à prosa.
🔸Estrofe; É o conjunto de versos. Formado por dois quartetos ( estrofe com quatro versos ) e dois tercetos
( estrofe com três versos ).🔷Tipos de poema.🔷
De acordo com os gêneros literários, existem três tipos de poemas: épico, dramático e lírico:
🔹Poema épico (ou narrativo); Está centrado em figuras míticas ou heroicas, por exemplo, as fábulas;
🔹Poemas dramáticos; São aqueles escritos para serem encenados, por exemplo, as tragédias;
🔹Poemas líricos; Descrevem os sentimentos e pensamentos do poeta, por exemplo, os sonetos.
Eh isso pessoal, espero que entendem o que iremos avaliar nas obras inscritas.
Att: TM
VOCÊ ESTÁ LENDO
📌 Concurso Tempos Modernos 📌 { Fechado }
RandomSejam Bem-Vindos à 1°Edicao do Concurso Tempos Modernos. Como dizia o grande astro Charlie Chaplin: "Enquanto você sonha, você está fazendo o rascunho do seu futuro. " A fé é no desconhecido, em tudo que não podemos compreender por meio da razão...