A Harmonização entre a Vontade de Deus e a Nossa
Por
Silvio Dutra
Out/2019
A474
Alves, Silvio Dutra
A Harmonização entre a Vontade de Deus
e a Nossa
Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.
42p.; 14,8 x21cm
1. Teologia. 2. Vida Cristã. 3. Fé
I. Título.
CDD 252
Para que isto ocorra deve haver uma submissão voluntária e amorosa da nossa vontade à divina.
Quando assim sucede cumpre-se a petição da oração do Pai Nosso de que a vontade de Deus seja feita na terra assim como é feita no céu, no qual há perfeita harmonia entre a vontade dos anjos e dos santos glorificados e a de Deus.
Entretanto, como os santos na terra encontram-se ainda sujeitos às imperfeições e fraquezas decorrentes do pecado residente, a harmonia entre a vontade deles e a de Deus sempre será proporcionalmente dependente do grau de obediência deles a Deus e à Sua Palavra, e do quanto andem sob a influência, direção e instrução do Espírito Santo, mormente para a transformação de suas vidas, pela renovação de suas mentes.
Como a vontade é influenciada pelo intelecto que é composto tanto pelo entendimento consciente (exercício da razão, estímulos sensoriais, sentimentos, emoções etc) e pelo subconsciente (expressado nos sonhos, memórias etc), há necessidade de que o nosso entendimento seja formado pelo Espírito Santo mediante aplicação da Palavra de Deus, para a formação de padrões mentais espirituais, celestiais e divinos.
Afinal, o homem que é segundo o propósito de Deus para o que deve ser a humanidade, é aquele que é dirigido pela vontade de Deus assumindo-a como a sua própria vontade, uma vez que a criatura é dependente em tudo do Criador, para uma perfeita obediência.
Jesus se fez homem para também nos ensinar através de Seu próprio procedimento, inteiramente obediente à vontade do Pai, qual é o modo pelo que nos convém também viver, a saber, em santa obediência.
Deve haver uma renúncia ao ego, à própria vontade, para que não haja colisão ou divergência de direcionamento, e certamente, isto é da exclusiva competência da criatura.
Sem oração incessante, sem meditação constante e prática da Palavra não é possível renovar a mente conforme é requerido para que possamos conhecer e fazer a santa, boa e agradável vontade de Deus.
Não se trata apenas de uma obediência exterior o que se tem em vista, mas uma ação transformadora do nosso interior de maneira que sejamos como as tábuas da lei divina escrita em nossas mentes e corações.
YOU ARE READING
A Harmonização entre a Vontade de Deus e a Nossa
SpiritualComo a vontade é influenciada pelo intelecto que é composto tanto pelo entendimento consciente (exercício da razão, estímulos sensoriais, sentimentos, emoções etc) e pelo subconsciente (expressado nos sonhos, memórias etc), há necessidade de que o n...