revisão de geo pro gugu pt.1

9 0 0
                                    


Revisão Geografia
Ásia
Império Turco-Otomano -> existiu de 1299 a 1922, foi o último califado, ou seja, forma monarquia religiosa islâmica de governo. Na 1°GM, lutou ao lado da Tríplice Aliança, que perdeu a Guerra. Então, em 1916, é criado o Sykes (Ing) e Picot (Fra) que prometia a Arábia as terras do Império Turco-Otomano.
Oriente Médio -> Curdos -> maior nação sem estado do mundo. Faziam parte do Imp Turco, porém com o fim e a partilha da região oelk Sykes e Picot os Curdos não ganharam um país. Hoje os 30 milhões de curdos estão divididos entre: Turquia, Irã, Síria, Iraque e Armênia. De 1980 a 1988, há a Guerra Irã e Iraque. Em 1991, há a 1° Guerra do Golfo, Iraque invade o Kuuwait (Eua, Inglaterra e França invadem o Iraque). E em 2003, a 2° Guerra do Golfo.
Questão Árabe-Israelense ->
O conflito entre Árabes e Judeus envolve a disputa de dois povos pelo território da Palestina, tendo caráter político-territorial.
Jerusalém-  A disputada "cidade velha", dentro de Jerusalém Oriental, conta com locais sagrados de três regiões. Os principais são: Muro das lamentações, judeus, Mesquita da Rocha, islâmica, e Igreja do Santo Sepulcro, católicos.
Criação do estado de Israel- Motivada pelo genocídio praticado pelos nazistas contra os Judeus na 2°GM, a ONU aprovou, em 1947, o plano de partilha da Palestina em dois Estados: um Árabe, Palestina; e um Judeu, Israel. Contudo, essa divisão não foi aceita e desencadeou uma série de conflitos.
Guerra dos Seis Dias- Em 1967, temendo um ataque árabe, apoiado pela então União Soviética, os israelenses lançam uma ofensiva militar, conquistando quatro territórios árabes: a
Cisjordånia, sob o domínio da Jordânia, a Faixa de Gaza, sob o domínio do Egito, a península do Sinai, também do Egito, e as Colinas de Golã, da Síria; além de passar a controlar totalmente a cidade de Jerusalém. A península do Sinai tem importância por abrigar reservas de petróleo e o estratégico estreito de Suez, que liga o mar Mediterrâneo ao mar Vermelho.
Guerra do Yom Kipur- Siria e Egito atacam Israel no feriado judeu do Dia do Perdão, mas são derrotados em sua tentativa de recuperar os territórios conquistados na Guerra dos Seis Dias. Derrotados, os paises árabes da Opep (Organização dos Paises Exportadores de Petróleo) resolvem, em 1973, embargar o fornecimento do petróleo árabe para o Ocidente, além de diminuir a produção e aumentar substancialmente o preço do petróleo bruto, iniciando a crise do petróleo, com reflexos na economia mundial.
Colina de Golã- As Colinas de Golã, anexadas por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, são de extrema importância para a região, uma vez que nelas estão localizadas as cabeceiras do Rio Jordão e porque o Oriente Medio possui uma disponibilidade de água potável muito escassa.
Intifada- Em 1987, ocorre a primeira intifada, levantes da população palestina espontâneos, nos quais foram utilizados apenas paus e pedras. Em 2000,  ocorre a segunda intifada depois que Ariel Sharon, líder da direita israelense, visitou a Esplanada das Mesquitas, área considerada sagrada pelos muçulmanos.
Ásia de monções-> Monções: influência do Oceano Índico e Himalaia. As áreas atingidas pelas monções úmidas são elevadas e vegetação adaptada ao clima predominante de monções.

Vento regional

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Vento regional. Durante o verão, o continente está mais quente que as águas oceânicas, produzindo uma área de baixa pressão atmosférica e o vento quente sopra do oceano para o continente, provocando as chuvas torrenciais sobre a região. Durante o inverno, o oceano está mais quente que o continente, produzindo uma área de baixa pressão atmosférica no oceano. Os
ventos então invertem sua direção, soprando do continente para o oceano. Devido a temperatura da época, os ventos são secos e frios.
Índia e Paquistão-> Em 1947, o fim do domínio do Império Britânico na Índia resultou não apenas em um, mas em dois países independentes: a própria Índia e o Paquistão. Criado para abrigar a população muçulmana da Índia, o Paquistão era dividido em um território no Oeste e outro no Leste (que em 1971 se tornou Bangladesh). No meio, ficava a Índia, de maioria hindu. Essa partilha do território indiano, baseada na religião, resultou na migração em massa de quase 15 milhões de pessoas: muçulmanos indo da Índia em direção ao Paquistão, hindus e sikhs fazendo o caminho inverso. Mal-preparados para lidar com essa situação, os novos governos não conseguiram manter a lei e a ordem, e a violência eclodiu nos dois lados da fronteira, no que muitos consideram uma das maiores tragédias do século 20.
Caxemira-  Após a independência e fragmentacão das Indias britânicas entre Paquistão e india houve problemas com a região da Caxemira. A Caxemira era governada por hindus, e sua população de 5 milhoes de habitantes, dos quais 80% eram mulcumanos, dificultou uma decisão a respeito de qual país a Caxemira seria anexada. Além da localização estratégica, o dominio da Caxemira proporciona o controle das águas do curso dio do rio Indo.
Tigres asiáticos-> os chamados Tigres Asiáticos, Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan, receberam tal denominação devido a localização e a forma ágil, veloz e astuta que administravam sua economia desde a década de 70, quando eles recebem as indústrias que saíram do Japão na Revolução industrial. Esse acelerado desenvolvimento se deu pelo modelo industrial basicamente exportador, com produção diversificada e voltada para o mercado consumidor de países desenvolvidos. Que, com exceção da Coreia do Sul, não havia grande incentivo ao consumo. A Coreia do Sul para ver seu crescimento com a valorização e instalação de chaebols, grandes redes de empresas com fortes laços familiares, semelhante ao zaibtsu, no Japão.
Sudeste asiático- O forte desenvolvimento dos Tigres Asiáticos colaboraram com a
industrialização dos países vizinhos do Sudeste e fizeram surgir os denominados novos Tigres
Asiáticos ou filhotes dos tigres. Esses países, que receberam investimento de Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan, também obtiveram vantagens com acordos comerciais realizadas com empresas norte-americanas, japonesas e europeias, fazendo surgir diversas indústrias de pequeno porte, principalmente, produtos eletrônicos, tecidos, calçados, roupas e brinquedos, que abastecem o mercado mundial.
China->
Manchúria: rica em reservas de carvão, minério de ferro; possui grande quantidade de indústrias estatais; matéria-prima para as ZEEs.
Sinkiang: produtora de petróleo, também possui indústrias bélicas.
Mongólia Interior: predominantemente agrícola.
Tibet: região agrícola marcada por movimentos separatistas.
Planícies Chinesas (china do leste): concentração das ZEEs, rios e inundações (produção de arroz). ZEEs: zonas econômicas especiais no sul do território do litoral chinês. São destinadas para indústrias e empresas estrangeiras com o objetivo de alavancar a economia chinesa ( Comunista de Mercado).

Tibete- Região autônoma incorporada à república da China

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Tibete- Região autônoma incorporada à república da China. A autoridade é o Dalai Lama. Ocorre divergências quanto a soberania. Ocupação chinesa em 1949 por Mao Tse-Tung. A China diz que o Tibete é território chinês desde o século XIV. Há interesses estratégicos e militares na região: o planalto dá a China uma vantagem militar sobre os países do sul asiático. Ela ficaria extremamente vulnerável se alguma outra potência tomasse o Tibete. O Himalaia oferece uma defesa natural. Há também interesses econômicos: a presença de vários recursos minerais como
Japão
Aspectos físicos- O Japão se encontra no Círculo de Fogo do Pacífico, em uma zona de encontro de placas tectônicas, o que cria uma zona de instabilidade que provoca vários terremotos, tsunamis,is e intensa atividade vulcânica. O país também sofre a influência de correntes quentes (kuro -shio/corrente do Japão) e frias (oya-shio). O encontro dessas correntes faz com que o Japão esteja sujeito a formação de tufões.
Aspectos políticos e economicos-
Era Edo (Japão feudal) e Era Meiji (Era do Progresso). Pós Segunda Guerra Mundial, Japão estava destruído economicamente. O plano Marshall foi o plano de reconstrução econômica, feito pelos Estados Unidos, que foi aplicado na Europa e, posteriormente, no Japão. Modelo de desenvolvimento do Japão: plataforma de exportação, investimento em indústrias nacionais (zaibatsu), investimento em educação.

revisões e talsOnde histórias criam vida. Descubra agora