Revisão Geo
• Geografia geral da Américalocalizado no ocidente do Meridiano se Greenwich(oeste do Meridiano), em 12 de outubro de 1483 Cristóvão Colombo chega ou "Novo Lugar" , em 22 da abril de 1500 Pedro Álvares Cabral chega nas Américas, Américo Vespúcio foi o primeiro a chegar nas Américas (existe um "novo" mundo).
• Divisão política e social da América-
1- A América se divide politicamente em Norte , Sul e Central tendo como critério as diferenças naturais e posições geográficas.
A)Norte: EUA, Canadá, México e Groenlândia, principalmente zona temperada. Língua predominante Inglês (exceto México que fala Espanhol)
B)Sul: Subidividida em América Andina (Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Chile); América Platina (Paraguai, Uruguai e Argentina); Guianas ( Guiana, Guiana Francesa e Suriname); e Brasil. Muitos recursos naturais, porém esses países são marcados pela desigualdade social e instabilidade política e econômica. Língua predominante Espanhol (Guiana-inglês, Guiana Francesa-frances, Suriname-holandês e Brasil-português)
C)Central: Haiti, Cuba, Panamá, Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Costa Rica, Bahamas, Porto Rico, República Dominicana e Trinidad e Tobago. Língua predominante Espanhol (Belize Jamica Trinidad e Tobago-inglês e Haiti- Francês)
2- A América se divide social mente em América Latina e América Anglo-saxônica, tendo como critério histórico-culturais e socioeconômicos.
A) América Latina: composta pelos países da América Central, países da América do Sul e México, países subdesenvolvidos. Colonizados principalmente por espanhóis e portugueses, povos de língua latina. Colônias de exploração, marcadas socioenomicamente pelas grandes propriedades rurais e monoculturas e assentada no trabalho escravo.
B) América Anglo-Saxônica: formada por Canadá e Estados Unidos, países desenvolvidas. Colonizados por pelos Ingleses. Colônias de povoamento, marcadas socioeconomicamentes pelas pequenas propriedades rural, com produção de vários produtos (policultura) e mão de obra livre e assalariada.
• América aspetos físicos- relevo montanhoso com vários vulcões em atividade. Porção Oeste: Predomínio de desdobramentos modernos ou montanhas recentes. AN, Montanhas Rochosa; AC, Sierra Madre; e AS, cordilheira dos Andes. Porcão Central: predomínio de planícies sedimentares ou aluviais, drenadas por grandes bacias hidrográficas. AN, planícies do Mississipi-Missouri e os Grandes Lagos, nos EUA; no Canadá, grande planície Canadense; AS, grande planície Amazônica; planície Platina, ao Sul; e Planície Pantanal ou Chaco, mais a oeste. Porção Leste: predomínio se planaltos e montanhas mais antigas, desgastadas pela erosão. AN, Montes Apalaches e Escudo Canadense; AS, planaltos das Guianas e planaltos Brasileriros.Rede hidrográfica: localiza-se na América do Sul o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do planeta, o aquífero Guarani. As nascentes de rios se encontram nas regiões mais elevadas do relevo (planaltos e montanhas). Os principais centros dispersores de água, locais de topografia mais alta, são: Montanhas Rochosas, planalto Canadense, Apalaches, cordilheira dos Andes, planalto das Guianas, planalto Brasileiro e serras do Atlântico. Climas: equatorial, quente e úmido durante todo o ano; tropical, quente com variações de umidade e localização entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, podendo ser mais seco ou mais chuvoso; subtropical, quente e frio com estações mais definida; desértico, muito quente durante o dia e temperaturas baixas durante a noite; semiárido, quente durante todo o dia, chuvas escassas; temperado, com invernos frios e verões amenos; frio de montanhas, frio constante todo o ano devido altitude elevada; e polar, frio extremo com temperaturas abaixo de 0°C, com umidade do ar alta.
Correntes marítimas ou marinhas: forte influência sobre regimes de chuvas e sobre a própria temperatura atmosférica 1- corrente de Humboldt (fria)
2- corrente da Califórnia (fria)
A- corrente Equatorial (quente)
B- corrente do Brasil (quente)
C- corrente das Guianas (quente)
D- corrente do Golfo (quente)Desertos: 1- deserto de Sonora; 2- deserto de Chihuahua; 3- deserto do Atacama; e 4- deserto da Patagônia
• NAFTA
Tratado norte americano,entre EUA, Canadá e México, de comércio livre, quando não há impostos, fundado em 1994. Esse tratado dá vantagens e desvantagens aos países envolvidos. As vantagens dos EUA são: o fácil acesso aos recursos do Canadá e do México, permite que seus produtos entrem no mercado com vantagens fiscais, controlar a imigração ilegal dos mexicanos. As desvantagens vem em peso para o México que, com as indústrias maquiladoras, passa a ser dependente economicamente dos EUA, passa a atuar principalmente como
mão de obra barata e fornecedor de matéria prima, além do desemprego. Contudo, não há apenas desvantagens para o México, com o NAFTA ele passa a ter acesso fácil aos produtos americanos e, entre 1990 e 2001, o PIB dobrou.
• Canal do Panamá
A única passagem natural entre os oceanos Pacífico e Atlântico era o estreito de Magalhães, porém essa passagem provocava um gasto excessivo de tempo e dinheiro. Por isso, os EUA alimentaram a idéia de fazer uma passagem que facilitasse a navegação. O Panamá, por ter largura estreita e estar localizado no meio do continente, foi o principal alvo para essa construção. Entretanto, o Panamá era território da Colômbia que não queria ceder. Logo, o EUA ajudaram o Panamá a fazer independência,"em nome da democracia", que, uma vez independente, assinou um contrato dando direito aos norte-americanos a construir, administrar e usar o canal. A construção do canal enfrentou várias dificuldades, primeiro vieram engenheiros franceses que não conseguiram devido ao desnível entre a costa do Atlântico e do Pacífico, a região pantanosa e as doenças tropicais. Porém, depois de um tempo, os EUA conseguiram construir o canal que, nos últimos tempos, vem perdendo importância devido ao aumento do tamanho das embarcações e assoreamento.
• República das bananas é um termo pejorativo que faz referência a um Estado, geralmente latino-americano, politicamente instável, dependente de uma economia primária, comandado por um governo rico, corrupto, elitista e oligárquico.