o universo e o amor.
depois de um tempo assistindo cosmos, lendo livros sobre ciência, principalmente carl sagan, eu passei a perceber que nós todos somos absurdamente insignificantes diante do tamanho e da idade do universo, e qualquer coisa que a gente julgue ser importante, não é. e que nossas reclamações, frustrações, passatempos, são no mínimo, fúteis.
e que também na verdade, o universo já existia antes de nós, muito antes, e continuará a existir quando todos nós partirmos. que um dia todos seremos esquecidos.
a gente vive num pálido ponto azul, perdido num sistema solar, num canto de uma galáxia, numa parte do universo que se não existisse, diferença nenhuma faria.
é comparável a um grão de areia na praia. a praia não foi feita pra aquele único grão de areia e os átomos que vivem nele. É apenas mais um grão de areia que não faz diferença alguma.
até mesmo a busca pela justiça é absurdamente banal. é necessária, mas não deixa de ser algo fútil visto que passar a vida buscando por justiça num "grão de areia" não faz sentido. independentemente da maneira que a gente viva, nossa vida vai acabar e o universo vai seguir o fluxo.
e diante desse contexto, de que vivemos num grão de areia, perdido nessa imensidão. só me resta pensar numa frase de Carl Sagan, sobre quando se adquire esse conhecimento sobre nossa existência estúpida e insignificantemente pequena: ele diz que para criaturas tão pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor.
e de fato, porque ainda que nossa existência seja insignificante, quando amamos nossa namorada ou namorado, nossos filhos, nada disso importa. Só o que importa é a pessoa amada e como ela está. o tamanho ou a idade de tudo isso ao redor deixa de importar.
e que, então, o amor é o único sentimento possível diante desse abismo cósmico. qualquer outro sentimento, como o ódio, a inveja, a busca por justiça ou a vingança, é fútil. e acaba por ser o amor o mais alto grau da inteligência humana.
mudando de contexto..
outro dia eu percebi que na busca pelo amor, na busca de companhia, por talvez não suportar a solidão ou por carência, nós buscamos pelo outro, pela distração. e nessa busca alguns fazem valer a qualquer custo. E assim, aceitam e se submetem a todo e qualquer tipo de abuso.
albert Camus estava certo, quando disse que não ser amado é uma simples falta de sorte, e que a verdadeira desgraça é não saber amar. Não basta amar, é preciso saber amar. É preciso de um amor que liberta e um amor que venha a somar. Que não prive e não restrinja, como esses relacionamentos abusivos que te proíbem de ter amigos, de sair sozinho. O amor não deve ser uma preocupação. Caso contrário é qualquer virtude, menos amor.
eu vou recitar um poema da Rupi Kaur aqui, e com ele eu me despeço. Ele diz mais ou menos que:acima de tudo ame
como se fosse a única coisa que você sabe fazer
no fim do dia não significa nada
esta pagina, onde você esta
seu diploma, seu emprego
nada disso importa
exceto o amor e a conexão entre as pessoas
quem você amou e com que profundidade você amou.
como você tocou as pessoas em sua volta e quanto você se doou a elas.
YOU ARE READING
universo e o amor.
Non-Fictionensaio sobre o universo, nossa insignificância diante dele, a ausência de sentido da vida e do mundo e onde entra o amor diante de tudo isso. citações de Carl Sagan, Albert Camus e Rupi Kaur.