Uma das receitas que mais remete a minha infância, é o bolo gelado da mamãe. Posso me lembrar da minha mãe ao redor da cozinha apertada, mechendo com suas formas e panelas, e eu ansiosamente esperando para poder ficar com as "raspas" da massa e dos recheios do bolo.
Uma receita prática era sempre a escolhida para ser a sobremesa nos almoços de família. No final a família se reunia ao redor da velha mesa de mármore na cozinha apertada, todos aguardando, ao som de risadas, seu primeiro pedaço de bolo.
Bolo gelado
Massa:
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xicara de suco de laranja
1 colher de sopa de fermento
Creme 1:
200 ml de leite de côco
1 1/2 xícara de leite de vaca
3 colheres de açúcar
Creme 2:
1 lata de leite condensado
3 copos de leite
4 gemas
1colher de sopa de amido de milho
1 caixinha de creme de leite
Modo de fazer:
Bata as claras em neve, adicione as gemas, e aos poucos adicione a farinha de trigo e o fermento. Por último adicione o suco de laranja, desligue a batedeira e mecha suavemente. Leve ao forno pré aquecido em 180° por meia hora. Espete com um garfo para conferir se está assado por inteiro. Desligue o forno e reserve.
Creme 1:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até ferver. Reserve.
Creme 2:
Em uma panela adicione o leite condensado, leite, Maizena. Penere as gemas na panela, leve ao fogo baixo e mecha constantemente até engrossar. Deixe esfriar e adicione o creme de leite.
Montagem: molhe o bolo com o creme 1 e depois adicione o creme 2, leve na geladeira por 6 horas ( você pode povilhar côco ralado para decorar) .
Pronto é só servir.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Memórias sobre a Mesa
Non-Fictionum livro sobre como sabores podem despertar sensações e memórias, e criar momentos únicos.