Estudo 1: Oração

20 8 20
                                    

                                  ~~~~**~~~~

Vamos começar com algo que eu acredito ser a base de tudo, a Oração! E encontremos a nossa palavra bíblica em: Mateus 21:22 que diz: "E tudo o que pedires na oração, crendo, o recebereis"

Acredito que o tema para este estudo vos é familiar. Toda religião existente, sustém a prática da oração. Logo, acredito pelo já tenham noção do que seja, ou até mesmo já tenham vivenciado. Seja como for, eu espero que todos mantenham a mente aberta para poder usufruir desta leitura. Amém!?

Bom, primeiramente vamos definir o que é Oração. Oração, parece um termo simples de definir, porém é mais complexo do que pensamos. Numa definição técnica, Oração é o ato de Orar, ou seja, é o acto de falar com Deus através de palavras.

Contudo, uma oração envolve variados aspetos que complementam um ao outro, tornando à complexa - mas atenção gente, não digo que seja difícil!

É complexa porque envolve algumas questões como: Para quem oramos? Porquê oramos? Para quê oramos? Quando oramos? Como oramos?

Eu vou explicar cada um desses pontos:

Para quem oramos?

Nós oramos para uma entidade Superior, que é caracterizado por muitos nomes - Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, Yeshua e muitos outros nomes! Também caracterizado por adjetivos como: Omnipotente ( têm poder sobre todas as coisas); Omnisciente (sabe de todas as coisas) Omnipresente (está em todo lugar, à todo momento); e muitos outros. Em suma, Ele é dono e criador de todas as coisas, e é unicamente para Ele à quem nossas orações, devem ser endereçadas.

Porquê oramos?

Bom, existem muitos motivos que nos levam a Orar, desde razões coletivas, a indivíduos Muitas das vezes é por alguma necessidade urgente, agradecimento, gratidão, propósitos e muitos mais. Em alguns casos especiais, simplesmente aparece uma vontade súbita e inexplicável de falar com Deus.! E isso é completamente normal.

Para quê oramos?

Ao orar, estamos a estabelecer uma conversa com Deus, um relacionamento duradouro, portanto é necessário que as nossas orações sejam constantes. Porque Ele gosta quando nós falamos com Ele! E não me equivoquei quando disse que é uma conversa, pois do mesmo jeito que nós falamos com Ele, Ele também fala com cada um de nós, através do seu Espirito.

Quando oramos?

Em variados momentos, e nas mais adversas situações da vida. Pode ser no âmbito de uma grande aflição do quotidiano, uma súplica, pedidos, uma celebração, e muito mais.

Como oramos?

Aqui encontramos duas vertentes:

Como orar fisicamente?

Acredito que varia de religião para religião, uns fazem em pé, outros sentados, ajoelhados ou até momento prostrados. Desde que lhe seja conveniente, contudo deve mostrar respeito a Deus. Procure um ambiente calmo, não é necessário expor este acto sublime para todo mundo ver. E quanto menos distrações houver, melhor!

Quem tiver uma bíblia, leia Mateus 6:6 que diz: " Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará"

Como orar espiritualmente?

Para que uma oração, seja de facto uma Oração, as palavras que forem a sair da nossa boca devem ser unicamente sinceras. A honestidade e humildade em nossas palavras, tocam o coração de Deus. Ainda que Ele conheça as nossas necessidades, ainda sim Ele da nossa boca, quer nos ouvir assumindo os nossos erros, confessando os nossos pecados, etc.

#Mas esta última questão é muito vasta, iremos abordar num outro estudo com mais relevância.

Portanto, eu deixo este pequeno aprendizando para todos vocês. E fica o exercício para hoje:

1.  Faça uma oração, não importa quão curta seja ou o que você diga. Apenas reserve alguns minutos do seu dia para Orar!

Amém, Bênçãos!

BlessingsOnde histórias criam vida. Descubra agora