substantivo

65 5 0
                                    

-Nomeia seres reais e imaginários 

-É  o mais importante,pois dá  o nome próprio de tudo

-O artigo o acompanha

-Todas as classes acompanha a palavra

-Ações lugares, sentimentos,beleza,amor, fome,vida,Deus...

-ou seja, qualquer substância do universo são elas: abstratas,concreto, animado, inanimado,coletivo,real,imaginário,primitivo,derivado.

Substantivo é a palavra usada para denominar coisas,pessoas,lugares, um ser e sentimentos. Pode estar acompanhado por um adjetivo, numeral ou pronome.

Os substantivos são caracterizados por terem gênero, número e grau. Sua classificação é: concreto, abstrato, próprio, comum, primitivo, derivado, simples, composto e coletivo.

Concreto: nomeia seres existentes que possam gerar em nosso pensamento uma imagem concreta, podendo ser imaginários (anjos, alma, bruxa), ou reais( casas, cadeira)

Abstrato: como o próprio nome já diz é abstrato, que não tem como ser pego na mão ou jogado em algum lugar. São sentimentos, as ações, as emoções qualidade e um estado . Exemplo: beijo, vida, amor, ódio, beleza, frio.

Próprio: dá nome aos seis, ou seja, você é nomeado particularmente , é representado pela letra inicial maiúscula. exemplo: Maria, Terra, São Paulo.

Comum: no um ser que participa de certa classe, genericamente ponto exemplo: homem, cachorro, cidade mesa, telefone.

Primitivo: são variadas palavras que se encaixam Numa família etimológica, e que não deriva de nenhum outro nome. Exemplo: pobre, flor.

Derivado: surge de outra palavra já existente na língua, ou seja, é originado do primitivo ( primeiro). Exemplo: florista, pobreza.

Simples : possui somente um radical. Exemplo: água, tempo, rádio, Caixa.

Composto: possui mais de um radical, ou seja, é uma palavra composta. Exemplo: guarda-chuva ,couve-flor, lança perfume.

Coletivo: é o substantivo que expressa o plural de determinada palavra mesmo estando no singular, ou seja, com apenas uma palavra é possível imaginar que é de mais de um elemento que está sendo falado. Exemplo: alcateia ( agrupamento de Lobos) molho ( agrupamento de Chaves ou verduras)

PortuguêsOnde histórias criam vida. Descubra agora