Olá, contistas!
Neste capítulos estarão algumas perguntas mais frequentes e dúvidas gerais de vocês. Aqui, há explicações mais detalhadas também sobre as atividades do perfil, por esse motivo, aconselhamos que confiram atentamente todos os tópicos. Caso você, leitor e escritor Wattipediano, tenha alguma uma dúvida que não tenha sido respondida ainda neste livro, você poderá fazê-la a qualquer momento aqui nos comentários, mural ou inbox.
• ⚠ Atenção para as seguintes informações:
As respostas aqui ordenadas sobre as listas de leitura, concursos e outras atividades são aplicáveis somente a este perfil. Este capítulo será atualizado pela Equipe ContosLP conforme às necessidades do perfil .
Não deixem de conferir o Código de Conduta e as Diretrizes de Conteúdo do Wattpad.
1. LISTAS DE LEITURAS
P: O que eu posso enviar para o perfil ContosLP ?
R: O perfil é voltado especialmente para as histórias ficcionais curtas, ou seja, você poderá enviar seus contos, microcontos, nanocontos e noveletas, desde que se enquadrem nas regras (poderá conferi-lasno capítulo "Como se inscrever em nossas listas de leituras".
P: O que é um conto?
R: Existem diversas definições diferentes que um autor, ou leitor, avalia na hora de classificar se tal narrativa é um conto ou não, contudo, basicamente, os conto apresentam: narrativa ficcional, curta com início, meio e fim. O conto será sempre menor do que um romance ou uma novela. A narrativa pode ser estruturada em terceira ou primeira pessoa, podendo conter diálogos ou não. O conto possui personagens, enredo e, geralmente, um único conflito.
P: Como escrevo um conto?
R: Não há mistério, o primeiro passo é ter uma ideia central para sua história, o conflito ou o ponto de partida. Alguns preferem planejar o inicio, meio e fim antes mesmo de iniciar a escrita. Outros preferem ficar à deriva da criatividade, o que pode ser emocionante! Observe que tipo de escritor é você e escreva sem medo de ser feliz.
Caso apareçam mais dúvidas quanto aos contos, estamos à disposição para orientá-los. Você também poderá conferir o livro OFICINA DE CONTOS, disponível aqui no perfil.
• P: Qual a diferença entre os contos e as crônicas?
R: O conto é uma narrativa de ficção que apresenta narrador, início, meio e fim. As crônicas apresentam geralmente uma crítica, sátira ou apenas relatos sobre fatos do cotidiano em ordem cronológica, podendo conter aspectos dos contos ou não.
P: Há algum requisito obrigatório que a história precisa ter para entrar para as listas?
R: Para que a história seja considerada, ela precisa se enquadrar dentro das regras mencionadas acima. As regras para a submissão também estão fixadas no início do formulário, então dê aquela conferida básica antes de inscrevê-la.