30 de junho de 1959
Acordei nervosa, sem vontade de levantar-me. Não tem comida para as crianças e está muito frio, não vou sair para catar papel. Tinha 5 cruzeiros, mandei José comprar pão, ele trouxe metade do que vem normalmente, o povo da favela não tem educação, roubam das crianças.
1 de julho
São duas horas da madrugada, acordei porque os visinhos estão brigando, perdi o sono e decidi escrever. Meu visinho bebe muito e briga com a mulher, não gosto de bêbados, atrapalham a vida dos outros.
Consegui dormir das três até as cinco, fui buscar água e depois catar papel, tinha muito papel atrás do estádio da purtuguesa, ganhei 61 cruzeiros, comprei açúcar, feijão e gordura e macarrão, graças a Deus deu para comprar bastante coisa, meus filhos não vão passar fome.
3 de julho
Maria Betina suicidou-se ontem, o velório vai ser hoje às 10h, coisa rápida pois a família não pode pagar mais que isso. As vezes sinto vontade de suicidar-me também, mas não posso, tenho filhos pra criar. Hoje por exemplo, acordei angustiada, o repórter Audálio Dantas não me deu nem se quer um cruzeiro pela reportagem e não veio buscar meu diário para levar para o editor, não sei se seu Manoel estava certo.
4 de julho
...Estou feliz, seu Manoel estava errado. Audálio veio até meu barraco hoje, trouxe 1kg de arroz e feijão e buscou meu diário para levar ao editor. A partir de agora, estou escrevendo por um caderno que ganhei na igreja.
Nunca pensei que haveria a possibilidade de mim ser publicada, e muito menos um livro completo, estou ansiosa.
Fiz arroz e esquentei o feijão que já tinha, as crianças ficaram felizes com o jantar, parecia que não comiam a anos, até dançaram. Comi e deitei-me, dormi durante minha leitura.
6 de julho
Acordei às quatro horas e fui catar ferros, ganhei 17 cruzeiros, muito pouco. Então peguei meus sacos e catei papéis, ganhei mais 20 cruzeiros, hoje o dia foi muito ruim, por ter pouco dinheiro tive que pegar comida no lixo. Achei bife, não estava com cara de apodrecido então peguei. Com o dinheiro de hoje comprei sabão e pão, tive que comprar a casa tava imunda. As crianças acharem o bife ruim, mas as fiz comer, as vezes não tenho opção, me sinto péssima, fui dormir triste.
8 de julho
...Fui catar papel logo cedo, tinha pouca comida em casa e estava parecendo que ia chover, catei o máximo que pude, e rápido, ganhei 70 cruzeiros. Estava com muitas dores e já que me prometi que nunca mais ia fazer receitas caseiras para doença, comprei melhoral e voltei para casa.
Quando cheguei Audálio estava em minha porta, disse que o editor havia de apreciado minha escrita, mas estava disposto a negociar a forma de pagamento, suspeitei daquela frase. Quando os ricos querem negociar com os pobres, na verdade não querem negociar nada, e sim passar a perna em nois, mas não tinha outra opção, assinei o contrato que deixa o homi editar meu livro, e ele disse que retornaria em breve.
9 de julho
Acordei animada porque estou esperançosa em relação a Audálio e meu diário, tem comida em casa mas a Vera acordou chorando porque não queria que eu fosse embora, então hoje não vou sair.
29 de julho
Não venho escrevendo muito, mesmo estando com vontade de chingar todos. Vera está resfriada e não quer que eu saia de perto, estou com dificuldades para sair e catar papel, não quero mandar nem João nem José, mas tem dias que eles vão comigo, não tenho escolha.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Quarto dos Rejeitados-O final alternativo de quarto de despejo
Randomfinal alternativo do livro quarto de despejo