CAPÍTULO I - A Estação Ferroviária do Rossio

11 2 0
                                    

4 de setembro de 2025

– Senhores passageiros, vai partir, da linha de número 3, o comboio suburbano CP Lisboa com destino à Sintra e efetua paragens em todas as estações e apeadeiros. – Anunciou a voz da CP.

– Partida do comboio, atenção à distância entre a porta e a plataforma. – Completou o anúncio.

Às 07h33 entrou pelo túnel do Rossio o comboio com destino a Sintra. Neste mesmo tempo chegava outro comboio vindo de Sintra e com destino à Lisboa-Rossio. No exato momento em que eles se cruzaram dentro do túnel, houve um forte e rápido abalo sísmico e um intenso feixe de luz clareou tudo.

– Estamos em direto, a frente da Estação Ferroviária do Rossio, com a nossa repórter, Magali Pinto, onde houve o descarrilamento de duas composições do comboio dentro do túnel. Magali! – Disse o pivô do Alerta CMTV.

– Bom dia a todos. Estamos em direto aqui da baixa de Lisboa, aonde o abalo sísmico foi sentido mais intensamente. Os dados que acabaram de chegar do IPMA, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, é de que o abalo tenha atingido 3.0 na escala Richter. – Disse a repórter.

– As pessoas abandonaram às pressas o prédio da estação, os edifícios ao redor foram evacuados. Os bombeiros voluntários foram, de imediato, acionados para atender à ocorrência. Do descarrilamento, contam, até agora, aproximadamente 100 feridos em intensidade moderada, e três em estado grave. – Completou ela.

– Temos informações de que os feridos foram distribuídos entre o Centro Hospitalar Universitário, o Hospital Santa Marta e o Hospital Dona Estefânia. Grande parte destes feridos estavam com leves escoriações, alguns deles em estado de choque. Dos três em estado grave, dois sofreram algum tipo de fratura. O outro ferido grave foi encontrado de fora da carruagem, desacordado. Voltamos a qualquer momento com mais informações em direto. – Finalizou a transmissão.

O IPMA lançou uma nota oficial com os dados do sismo.

Data: 4 de setembro de 2025

Hora: 07h33 Fuso horário em Lisboa (GMT+1)

Hora de verão da Europa Ocidental

Latitude: 38º42'53.43 N

Longitude: 9º08'27.76 W

Profundidade: Impreciso

Alerta de Tsunami: Não

Magnitude: 3.0

Não houve demasiados estragos causados pelo sismo. O que foi muito estranho. Ele apenas chacoalhou a baixa de Lisboa e os técnicos da CP indicaram, em seus relatórios que não houve nenhuma falha elétrica que pudesse ter causado os feixes de luz. As composições estavam em boas condições, estavam apenas descarriladas. Os engenheiros das Infraestruturas de Portugal indicaram que nenhuma estrutura foi danificada. E era tudo muito estranho.

De facto, o único dano estrutural foi um buraco raso, onde um dos utentes do comboio foi encontrado desacordado. Um jovem rapaz louro, de, aproximadamente 24 anos ou menos, maltrapido, muito sujo e sem identificações. Este rapaz, ao chegar a emergência do Dona Estefânia, foi logo para a sala de trauma, para fazer uma ressonância magnética. Ele não apresentava nenhum grande ferimento externo. Estava apenas desacordado.

Os exames deram todos normais. Mas ele parecia estar em um sono profundo. Durante os três dias que se seguiram, os maiores neurologistas de Lisboa passaram pelo quarto nº 4, viram e reviram os exames e ninguém conseguia descobrir o que se passava com aquele jovem indigente.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Oct 12, 2020 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Por onde anda D. Sebastião?Onde histórias criam vida. Descubra agora