Tudo bem não estar bem

5 0 0
                                    


   Em uma manhã de inicio de inverno, com os cabelos dançando sob o vento gelado enquanto tentávamos esquentar as mãos dentro do cachecol tomamos um ônibus rumo ao hospital psiquiátrico. A conversa fluía em tons baixos pela cara de quem levantou muito cedo e não tomou café da manhã. 

  Conversávamos sobre a faculdade, como sempre. Então chegamos ao tema de não estar bem. Essa amiga minha falou de uma vez em que disse que estava bem porque tudo ao seu redor estava bem, tinha tudo que uma pessoa necessita, família, comida, cama quentinha, mas na verdade ela não estava. Ela se sentia triste, cansada, sem fé nesse caminho que tantas vezes te trai. Logo um amigo lhe ajudou e disse que é normal não estar bem.

  Parei para me perguntar o porquê de muitas vezes não estarmos bem. A alma cansada, a carreira que te faz duvidar tantas vezes de nós mesmos, as palavras de tantos ditas sem o devido cuidado. Hoje vejo que colocamos tantas expectativas em nós mesmos ou agregamos as de outros que ao não alcançá-las nos frustramos. Será que esse objetivo te iria fazer feliz? Iria suprir um desejo momentâneo ou te encheria de coisas boas?

  As muitas lágrimas, raivas e tristezas que culpamos às nossas falhas, ao nosso ser, podem ser injustas com a alma. E assim sofremos, assim não ficamos bem. Aprendi que ter objetivos é ótimo, te dá um norte, e não alcançá-los imediatamente é humano. Não é sempre que terminarei uma matéria antes de uma prova, ou serei feliz cumprindo todas as metas que me propus, ou simplesmente comerei o que quero. E posso não estar bem, me dar a esse luxo. O que não posso é martirizar, punir o meu eu, seja físico ou mental.

  Temos que ter o conhecimento pessoal de que somos humanos, podemos falhar e nem por isso seremos menos. Podemos cair, demorar mas nunca desistir. Isso também nos faz humanos. Se dói, machuca, pense se é isso que quer. Se não, mude. Se sim, pense porque começou, quem te ajuda nessa caminhada? A mim é Deus, em momentos de dúvida, dor, solidão, Ele está ali. Em momentos de felicidade, amor, carinho, Ele também está ali.

SuspirosWhere stories live. Discover now