Vale do Loire, França
Novembro de 1565Chauncey estava com a filha de um agricultor nas margens relvadas do Loire quando a tempestade irrompeu e, uma vez que deixara o cavalo vaguear livremente pelo prado, não tinha outro remédio senão regressar a pé ao castelo. Arrancando uma fivela de prata de uma das botas, colocou-a na palma da mão da rapariga e observou-a afastar-se a correr com passos ligeiros, com a lama a agarrar-se à bainha das saias. Depois puxou as botas para cima e dirigiu-se para casa.
Em torno do castelo de Langeais, cortinas de chuva varriam a paisagem campestre que se ia tornando gradualmente mais sombria. Chauncey avançou com facilidade sobre o húmus e as sepulturas do cemitério, que se haviam afundado abaixo do nível do chão. Mesmo com um nevoeiro cerrado era capaz de encontrar o caminho para casa a partir daquele ponto, sem nunca recear perder-se. Naquela noite não havia nevoeiro, mas a escuridão e a investida da água tornavam a paisagem suficientemente enganadora para os sentidos.
Chauncey detectou movimento na periferia do seu campo de visão e, num movimento brusco, voltou a cabeça para a esquerda. Aquilo que à primeira vista parecia ser um grande anjo encimando um monumento próximo de Chauncey ergueu-se em toda a sua altura. O rapaz não era feito nem de mármore nem de pedra; tinha braços e pernas. O tronco estava despido, os pés descalços e as calças de camponês caiam-lhe da cintura. Desceu do monumento com um salto. A água da chuva escorria-lhe pelas pontas do cabelo e escorregava-lhe pelo rosto, de pele escura como a de um espanhol. A mão de Chauncey deslizou até ao cabo da espada.
- Quem vem lá?
A boca do rapaz esboçou um sorriso.
- Não brinque com o duque de Langeais - advertiu Chauncey. - Pedi-lhe o nome. Diga-mo.
- Duque? - O rapaz encostou-se a um salgueiro. - Ou bastardo?
Chauncey desembainhou a espada.
- Retire o que disse! O meu pai era o Duque de Langeais. Agora, sou eu o Duque de Langeais - acrescentou, desajeitadamente, amaldiçoando-se por isso.
- E quem é o teu pai? - Perguntou ao rapaz, apontando a espada. Ainda não conhecia todos os seus vassalos, mas estava a aprender. Gravaria o apelido deste rapaz na memória. - Vou perguntar-te de novo - disse em voz baixa, passando a mão pelo rosto para limpar a água. - Quem és tu?
O rapaz aproximou-se dele e desviou a espada para o lado. De repente, parecia mais velho do que Chauncey pensara, talvez mesmo um ano ou dois mais velho que o próprio Chauncey.
- Sou da raça do Demónio - respondeu.
Chauncey sentiu uma guinada de medo no estômago.
- És um doido perdido - disse entre dentes. - Sai do meu caminho.
O solo por baixo dos pés de Chauncey inclinou-se. Erupções de dourado e vermelho emergiram por trás dos seus olhos. Curvado
, com as unhas fincando-se nas coxas, olhou para o rapaz, pestanejando, arquejante, numa tentativa de compreender o que estava a acontecer.
Perdera o controlo sobre a sua mente.
- Ouve-me com atenção. Preciso de uma coisa de ti. Não me vou embora até a conseguir. Estás a perceber?
Rangendo os dentes, Chauncey abanou a cabeça para exprimir a sua incredulidade - a sua resistência. Tentou cuspir no rapaz, mas a saliva escorreu-lhe pelo queixo: a língua recusava obedecer-lhe.
O rapaz apertou as suas mãos à volta das de Chauncey. O calor queimou Chauncey, fazendo-o gritar.
- Preciso que me jures vassalagem - disse o rapaz. - Dobra um joelho e jura.
Chauncey convocou a garganta para emitir um riso desagradável, mas a garganta apertou-se e o som ficou preso, engasgando-o. O seu joelho direito dobrou-se como se o tivessem pontapeado pelas costas, embora não houvesse ninguém atrás dele, e Chauncey tropeçou, caindo na lama. Dobrou-se de lado com vómitos.
- Jura - repetiu o rapaz.
O pescoço de Chauncey ardia de calor. Precisou de reunir toda a sua energia para fechar as mãos em dois punhos pouco ameaçadores. Riu de si mesmo sem ponta de humor. Não percebia como, mas era o rapaz que estava a provocar aquela sensação de náusea e de fraqueza dentro dele, que não passaria até Chauncey fazer o juramento. Diria o que tivesse de dizer, mas, no seu íntimo, jurou que aniquilaria o rapaz por aquela humilhação.
- Senhor, torno-me teu vassalo - disse, cheio de fel.
O rapaz ergueu-o.
- Encontra-te comigo aqui no começo do mês hebraico de Cheshvan. Vou precisar dos teus serviços durante as duas semanas entre a lua nova e a lua cheia.
- Durante... duas semanas? - O corpo de Chauncey tremia por inteiro sob o peso da sua raiva. - Eu sou o Duque de Langeais!
- Tu és um nefilim - disse o rapaz, com um sorriso velado.
Chauncey tinha uma réplica blasfema na ponta da língua, mas engoliu o comentário. Um ódio gelado acompanhou as suas palavras seguintes.
- Que disses-te?
- Pertences à raça bíblica dos Nefilins. O teu pai verdadeiro era uma anjo caído do Paraíso. És metade mortal - os olhos escuros do rapaz ergueram-se, encontrando os de Chauncey - metade anjo caído.
A voz do preceptor de Chauncey emergiu dos recônditos da sua mente, lendo passagens da Bíblia, falando-lhe de uma raça desviante criada quando anjos expulsos do Paraíso copularam com mulheres mortais. Uma raça poderosa e intimidante. Chauncey foi percorrido por um arrepio que não era bem de repulsa.
- Quem és tu?
O rapaz voltou-se e começou a afastar-se dele e, embora Chauncey quisesse ir no seu encalço, não conseguia fazer com que as pernas suportasse o seu peso. Ajoelhado, pestanejando por entre a chuva, viu duas cicatrizes grossas nas costas nuas do rapaz; convergiam, formando um "V" invertido.
- És uma anjo caído? - lançou-lhe. - Arrancaram-te as asas, não foi?
O rapaz - o anjo - fosse ele quem fosse, não se voltou. Chauncey não precisou de confirmação.
- Este serviço que devo prestar - gritou Chauncey - exijo saber o que é!
O riso grave do rapaz ecoou pelo ar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Desconhecido
ParanormalApaixonar-se não fazia parte dos planos de Emma Williams. Nunca se sentira atraída por nenhum dos rapazes da sua escola, apesar da insistência de Vee a sua melhor amiga. Então, aparece Datch. Com um sorriso de fácil e uns olhos que mais parecem tres...