1- Cigarro

36 0 0
                                    


Noite de sexta-feira, e eu aqui na sacada da janela, olhei o celular, nenhuma chamada do trabalho, nem dela... Deixo meu celular de lado, o dia foi tão longo hoje.

Tento acender o cigarro, depois de três tentativas a faísca se transforma numa pequena chama que logo se apaga. Malrboro. Estranho, a rua está vazia para uma noite de sexta, faz um mês que a luz do poste do prédio ao lado não é trocada, fica aquele jogo de luz, ou melhor, jogo do escuro e apagado. Esse é meu décimo cigarro ( ou o vigésimo?), eu acho, na verdade parei de contar no quinto. Essa merda ainda vai me matar, ou eu vou me matar? Eu sou um suicida? Estranho, por que depois de 10 anos estou pensando nisso? Um fumante nunca observa a fumaça, mas é impossível não observar nesse dia tão longo e tão tedioso.

A fumaça é branca acinzentada, combina com as cinzas do cigarro, elas se queimam de pouco a pouco, lentamente, como meu dia... Eu já não sinto o cheiro do cigarro como antes, lembro dela, ela reclamava se eu fumasse antes de encontrá-la, é que o cigarro relaxa e ela me deixava nervoso. Olho meu celular de novo, nenhuma mensagem.

Eu nem lembro quando comecei a fumar. E a luz do poste enfim queimou, minha vizinha e amiga de trago não apareceu hoje, nós fumamos juntos desde sempre, a sacada dela tem bem mais planta que a minha, deve ser pra recompensar o ar. Penso em acender outro cigarro, e acendo, o trago como se fosse o último, e realmente é, do meu dia, eu espero. Nessa pandemia acho que todo fumante está fumando o triplo, eu tenho esse rótulo: fumante. E eu odeio rótulos. Bom, ainda uso essas frases de emo de 2006, que vergonha. Formularei, esse é meu rótulo, e apesar de não gostar da ideia o aceito. A minha sacada tem uma suculenta e uma orquídea, elas devem não gostar dessa fumaça irritante, mas não as afetam tanto, é o lugar mais "aberto" do meu apê, de frente para a rua, no quarto andar. Essa é a última tragada, amasso o cigarro no cinzeiro improvisado, um copo de plástico esquecido. Entro e fecho a porta de vidro da sacada, olho meu celular, nenhuma mensagem dela.

Ainda falta três horas para o dia acabar. Eu deveria largar essa merda que pode me tirar o ar? Mas qual das duas?

Coisas (relatos) do CotidianoOnde histórias criam vida. Descubra agora