Sexto-dos-Infernos

11 5 0
                                    


Com pesar, o Sexto Palmo testemunhava a violência decorrente da fome de lucro dos invasores. Os europeus referiam-se a estes lugares como o "quinto-dos-infernos". Mas este era ainda pior: era o "sexto-dos-infernos".

Obcecada pelo ouro, impaciente para obter resultados rápidos, e alegando prazos apertados, Dona Francesca tirou os soros das mãos esquálidas da bruxa Nélsia. Descontrolada, misturou tudo num novo xarope, que ela apelidou de cueca-cuela.

– É isso! É uma troca justa: estes sucos por rios-de-ouro! Fabulosos banhos-de-ouro!

Com as chaves que mantinha dependuradas na cintura de sua armadura, Dom Juan abriu os grilhões da portinhola da imensa e pesada gaiola que cobria a cabeça da cativa. E a dona, de origem francesia, com suas pretensões de conquistas napoleônicas, empurrou tudo goela abaixo da pobre índia, antes que ela pudesse apresentar qualquer reação. "N..."

– Com tantos soro-sucos, essa coisa vai recuar as existências até virar um animal.

– Pois que vire uma galinha! E que ponha ovos de ouro!

– Ou pelo menos de prata ou diamante! Ou esmeralda!

– Ou ágatas! Adoramos ágatas!

– Quando isso acontecer, a gaiola cairá sobre "isto"! Será a captura perfeita de um plano perfeito! Se não extrairmos os ouros de um jeito, deste lado, extraímos do outro, o oposto!

Seguiram-se a este comentário três risadas diabólicas, típicas dos filhos do Diabo Anang. "Mua-há-há-há-há!"

Para os três predadores do novo-mundo, as punições dos supostos guardiões da floresta, sacis, curupiras e boitatás, jamais existiriam; eram invencionices indígenas, conversas-para-boi-dormir. Fábulas para crianças. Somente Eldorado e a galinha dos ovos de ouro eram relevantes e reais!

– Essas histórias de passaralhos gigantes que se transformam são coisas do passado. Não existem mais! Queimamos todos os códices lá no Norte! Mua-há-há-há-há!

Mesmo imensamente triste e decepcionada, a mulher nativa manteve-se calma, impassível como planta. Chamada Ipuna-Caá pelas irmãs-de-tribo, ela já era mulher-velha, com 40 anos. Uma cunhã-uaimin. E mesmo assim, era a mais jovem ali: Dona Francesca tinha 43 anos. Dom Juan, 62. E a bruxa Nélsia, a germânica, parecia uma múmia seca: era impossível saber a idade dela.

Ninguém estava em idade para brincar. Ninguém estava em idade para namorar ou trabalhar. Todos estavam na idade de planejar uma guerra...

Deva Sopra RainhaOnde histórias criam vida. Descubra agora