E Ulisses existiu? E Homero, existiu? E o sol, existe? E a Lua, existe? E o Mar, existe?
Há muitos milhares de anos, um poeta grego, Homero, contou-nos no seu livro "Odisseia" a história de Ulisses, que andava no mar, gostava do Sol, desejava a Lua.É esta história que eu vos vou contar. Quem conta, é bem certo que acrescenta um ponto. Oh, mas quando eu conto, são tantos os pontos sempre a acrescentar, que mesmo com esforço não conseguiria nunca tais pontos... bem, todos os pontos contar!
Ulisses vivia numa ilha grega que se chamava Ítaca, muito feliz com a sua mulher Penélope e seu filho ainda muito pequenino, Telémaco.
Ulisses era o rei dessa pequena ilha, mas não um rei de coroa e manto, muito solene. Tão depressa se divertia a amansar um cavalo, como ia à caça com os amigos, ou conversava com o povo. Todos o amavam. Para ele não havia terra do mundo igual a Ítaca. Ele dizia: "Ítaca é agreste mas criadora de jovens vigorosos, e para mim não há terra que tanto me encante os olhos."Ele próprio era, na realidade, um jovem vigoroso e valente, sempre desejoso de correr mundo, de viver as mais inesperadas aventuras. Quando estava junto da família, na Ítaca linda de intenso azul de céu azul e calma de mar calmo, só pensava em ir ao encontro do desconhecido; Mas quando se via em plena aventura, só desejava voltar para casa, para junto dos seus, onde sabia haver serenidade e encanto.
Ora um dia aconteceu que Páris, príncipe troiano, raptou a lindíssima rainha grega Helena e a levou para Troia. Isto fez com que troianos e gregos se envolvessem em violenta guerra. Ulisses, como bom grego e valente, tinha de ir para a guerra também, tinha de ir cercar Tróia.
Mas ficou muito aborrecido com tal coisa, porque não gostava nada destas confusões, e o que o entusiasmava era o Mar, só o Mar, o Mar, só o Mar.
E então, em vez de ir buscar a arma como era seu dever, fingiu que estava doido, ele, o rei daquela ilha, que tinha endoidecido de repente, e foi para o campo...
Quando as pessoas viram aquilo ficaram tristes:
Ulisses tinha perdido o seu bom juízo!Logo uns amigos dele disseram:
-Isto é manha! Todos nós sabemos que ele não gosta lá muito de guerras! Deve estar a fingir. Não esqueçam que Ulisses é manhoso!
E resolveram ver se descobriam se ele estava mesmo doido ou não. Foram buscar o seu filho pequenino, Telémaco, puseram-no no meio do campo exatamente no caminho de Ulisses tinha de lavrar com a charrua com que andava. Ulisses bem viu a manobra, e pensou:
-Que quererão eles com isto? Mau!...
O que é certo é que ao chegar ao lugar onde estava o filho deitado no chão sorrindo para o ar, Ulisses viu que se continuasse a lavrar normalmente como até aí, teria de ferir ou até talvez matar o menino com o bico aguçado da charrua- e então olhou disfarçadamente para todos os lados... Como não visse ninguém, fez um desvio de maneira a não tocar no pequenino. Logo imediatamente de trás de umas árvores saltaram os seus amigos a gritar:
- Veem? Veem como ele não está doido? Se estivesse doido não se importava com o filho, nem se o podia ferir, e nem sequer o reconheceria...
Ulisses começou a rir e disse:-Bom, vamos lá embora! Eu vou convosco, pronto, mas olhem que preferia mil vezes ir viajar por terras e mares desconhecidos a ir combater contra esses troianos...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ulisses
RandomEste Livro não é meu. Estou só a dar a oportunidade de as pessoas que não o podem comprar poderem lê lo. Espero que gostem!!!