O Início da Cavalaria

20 0 0
                                    


 A cavalaria é um tema que há muito tem sido debatido. A literatura, os filmes, e muitos outros meios de entretenimento apresentam uma figura de cavaleiro que não necessariamente corresponde à realidade. De forma similar, mesmo o conhecimento da cavalaria é fragmentado,chegando até o presente através de fontes literárias, hagiografias, gestas, e muitos outros documentos históricos que, por vezes, também são imprecisos. Quem foram os cavaleiros? De que forma surgiram? Como se tornaram dirigentes de uma sociedade, a sociedade medieval tripartida?
 Primeiramente demonstremos o seu contexto histórico. A Alta Idade Média (normalmente definida entre os séculos IV e X) foi uma época de lutas e mudanças. Por vezes, sua primeira fase(século IV ao VIII), é definida também como Primeira Idade Média, ou como o período do Império Romano Tardio , cujo principal leitmotiff, ao menos das grandes mentes da época, é a nostalgia. Existia um ideal de retorno ao período áureo do Império romano, compartilhado por vários líderes da época, que estavam dispostos a lutar para conquistarem tal posição. Dessa forma, esse período passou por uma escalada de conflitos, diminuição e eventual extinção do poder central dos líderes de Roma, e união das culturas romana e germânica. A força militar seria, em tal época, ainda mais necessária: diante dos inúmeros povos hostis da Eurásia e do desejo do poder entre os grandes homens, a segurança era rara, e a sobrevivência era uma vitória em si. A força militar era enfim necessária, e dentro dessa força se encontraria a cavalaria.

Cavalaria Medieval, A história da cavalaria nas terras médias - Dante ScytheOnde histórias criam vida. Descubra agora