5 | Injustiças

60 6 8
                                    

"Enquanto um pássaro pode voar
Temos que chutar o chão
As estrelas beijam o céu
Dizem que espíritos vivem."

Miracle – Bon Jovi

A fogueira alta aquecia a noite fria e os índios que ao redor dela estavam. Todos situavam-se sentados em um grande círculo ouvindo as histórias contadas pelas mulheres da tribo, uma tradição comum entre eles. Alce Negro escutava atento os ensinamentos dados por Nuvem Vermelha, sua avó.

A senhora já de certa idade andava por dentro do círculo gesticulando animosamente como se estivesse dentro das histórias que contava. As longas tranças que jaziam em suas costas fartas e negras contrastavam com o tom avermelhado da pele da índia, assim como fazia com ela parecesse ainda mais baixa do que realmente era.

Ao lado do índio, estava Puma Pequena e logo depois dela Coiote, seu melhor amigo – depois de Lakota, é claro - e Trovão de Fogo. Aqueles três eram os únicos índios mais próximos de Alce, tendo todos eles crescido juntos. Era o terceiro dia do treinamento dos índios e para o alívio dele a noite parecia ser sua amiga. Alce havia sido o primeiro a chegar recebendo um sorriso cúmplice da avó, que certamente havia escolhido o horário estratégico. Afinal, não era segredo algum que os dois tinham um laço familiar muito forte, o que de certa forma causava ciúmes no primo Trovão de Fogo, que também era neto dela.

Touro Sentado os observava de longe nunca deixando de lado seu cachimbo e a feição inabalada. Ele e os outros líderes tinham o importante papel de escolher quem seria o próximo chefe, e mais do que nunca se sentia responsável por todos os Sioux. Uma escolha insensata poderia levar a aldeia a destruição, e afastar o Grande Espírito de perto dos nativos.

Nuvem começava uma nova história que logo prendeu a atenção principalmente das índias, fazendo os homens quase revirarem os olhos pois se tratava de um conto de amor. A lenda se passava em tempos muito antigos quando as tribos ainda se dividiam por força e tamanho populacional, sendo algumas então maiores e outras menores. As maiores acabavam tendo muito poder sobre as outras, subjugando os índios que ficavam a mercê das escolhas superiores e uma enorme restrição os separava, assim as tribos não podiam se envolver umas com as outras.

Alce encarava a avó confuso com o rumo da trama, olhando de esguelha para Puma e os outros que continuavam absortos como se de fato estivessem entendendo cada palavra que Nuvem Vermelha dizia. Ele não entendia, ao menos não conseguia captar a mensagem que era passada através daquela história. Suspirou profundamente e deixou que seu corpo relaxasse sentado na terra avermelhada, e, por fim, se deu por vencido e pôs-se a escutar assim como os outros faziam.

"... quando a época da colheita e da pesca chegou, a tribo menor teve grãos fartos e peixes enormes em abundância pois trabalhavam dia e noite com afinco plantando e cuidando de seus animais, enquanto a outra tribo que era maior não obteve o mesmo resultado... – Nuvem contava pausadamente a história, observando índio por índio analisando se prestavam atenção em sua fala. – ... as tribos eram vizinhas e logo um sentimento de inveja se apoderou dos índios ao ver que os outros estavam conquistando mais do que eles, assim começaram a hostilizá-los, primeiro com palavras duras, depois com gestos duvidosos até que uma guerra se sucedeu entre eles."

– Qual o sentido desta história? – Coiote questionou exibindo um sorriso que indicava que para ele estavam perdendo tempo ali.

Nuvem Vermelha olhou para o jovem índio, e se Alce não a conhecesse não teria percebido o olhar de profundo desgosto da avó para com o amigo, embora ninguém além dele tenha percebido. A velha índia esboçou um sorriso quase compreensivo e o respondeu:

Indomável (EM ANDAMENTO)Onde histórias criam vida. Descubra agora