4 Saru Kani Gassen (さるかに合戦)

9 0 0
                                    

Saru Kani Gassen ou Saru Kani Banashi (A batalha do macaco e o caranguejo) conta a história de um caranguejo que encontra um bolinho de arroz no caminho. Um macaco astuto tenta persuadir o caranguejo a trocar o bolo de arroz por uma semente de caqui, o que acaba acontecendo. O caranguejo resolve plantar e cuidar da semente, que após um tempo, cresce transformando-se em uma frondosa árvore com frutos abundantes.
O caranguejo ficou com muita vontade de provar os caquis que estavam bem maduros no entanto não conseguia alcança-los mesmo depois de várias tentativas de subir na árvore. Imediatamente, ele lembrou do seu amigo macaco, que, podia escalar árvores melhor do que qualquer outro no mundo. Decidiu então pedir sua ajuda e saiu à sua procura na mata.
O macaco concorda em escalar a árvore para pegar a fruta para o caranguejo, mas ao invés de arremessar uma fruta madura ao caranguejo, o macaco começa a comer, o mais rápido que podia, um caqui atrás do outro, sem se importar com o pobre caranguejo faminto que esperava lá embaixo. No fim, sobraram nos galhos somente frutas verdes e duras.
O caranguejo ficou muito desapontado e começou a gritar com o macaco que em um acesso de fúria atirou o caqui mais duro e verde que encontrou na cabeça do caranguejo, matando-o. Porém, o caranguejo tinha um filho que brincava com um amigo não muito longe dali. Ao voltar para casa deparou-se com o pai morto e resolveu que deveria vingar-se custe o que custar.
Ele procurou alguma pista que o levasse a descobrir o assassino. Olhando ao redor notou que havia pedaços de casca e sementes espalhadas no chão, bem como caquis verdes que, evidentemente, haviam sido atirados em seu pai. Percebeu que o macaco era o assassino e a sua ganância pela fruta com certeza fora a causa da morte do velho caranguejo.
A princípio, pensou em atacar o macaco imediatamente, no entanto viu que seria inútil, pois o macaco era um animal astuto. Resolveu pedir ajuda a alguns amigos pois sabia que não conseguiria matá-lo sozinho. Ao saber do acontecido, os amigos se prontificaram a ajuda-lo. Um belo dia, o macaco recebeu a visita de um mensageiro do jovem caranguejo.
O mensageiro contou-lhe sobre a morte do caranguejo e o convidou para uma festa em homenagem ao falecido. O macaco ficou feliz em perceber que ninguém desconfiava que fora ele que matou o caranguejo. No entanto, ele nem desconfiava que isso fazia parte de um plano de vingança contra ele mesmo. O macaco agradeceu e se arrumou para ir à festa.
Ele encontrou todos os membros da família do caranguejo e seus amigos esperando para recebê-lo. Terminada a festa, ele foi convidado pelo jovem caranguejo para beber uma xícara de chá. O macaco começou a ficar impaciente com o jovem caranguejo que havia saído e demorava a retornar. Resolveu se aproximar da lareira de carvão para preparar seu chá.
Neste momento, algo explodiu e atingiu o macaco bem no pescoço. Era o castanheiro, um dos amigos do caranguejo, que se escondera na lareira. O macaco, apanhado de surpresa, saltou para trás e tentou fugir. A abelha, que estava escondida do lado de fora, atacou-o ferindo-o na bochecha. O macaco estava com muita dor, o pescoço queimado pela castanha e o rosto fortemente ferido pela abelha, mas ele corria gritando e tagarelando de raiva.
O morteiro de pedra havia se escondido com várias outras pedras em cima do portão e quando o macaco passou por baixo, o morteiro e as pedras caíram sobre a cabeça do macaco. Com muita dor, o macaco era incapaz de se levantar. Enquanto estava deitado, indefeso, o jovem caranguejo se aproximou e, com as grandes garras sobre o macaco, disse:
“Agora você se lembra de ter assassinado meu pai?”. “Então você é meu inimigo?” perguntou o macaco, ofegante. “Claro”, disse o jovem caranguejo. “Não foi minha culpa!” disse o macaco impenitente. “Você ainda tem coragem de mentir? Vou acabar com a sua vida“. O jovem caranguejo cortou a cabeça do macaco com suas garras. Assim, o macaco malvado encontrou seu merecido castigo, e o jovem caranguejo vingou a morte de seu pai.

Dez contos infantis preferidos das crianças japonesa.Onde histórias criam vida. Descubra agora