Hanasaka Jiisan (O Velho que Podia Fazer Cerejeiras Florescerem) conta a história de um casal de idosos que vivia em uma remota aldeia em uma montanha. Certo dia, enquanto o idoso arava seu campo, um cachorrinho branco veio correndo aflito em sua direção. O filhote havia sido maltratado por um vizinho ganancioso que morava no campo ao lado.
O idoso levou o cachorrinho pra casa e deu-lhe o nome de “Shiro”, que significa branco em japonês. Shiro era muito amado por seus novos donos e ajudava-os todos os dias na lida do campo. Shiro rapidamente cresceu e se transformou em um grande e belo cão.
Um dia, Shiro e seu dono foram até uma montanha e ao chegarem ao topo, Shiro latiu, indicando que alguma coisa estava enterrada ali. O idoso começou a cavar e para sua surpresa, moedas de ouro começaram a jorrar do chão. O idoso voltou para casa para buscar a esposa para mostrar o que havia encontrado, mas ao voltar para a montanha, o ouro havia sumido.
No lugar, lixo jorrava do chão. Furioso, o idoso gritou com Shiro, perguntando onde estava o ouro. Sem entender o que estava acontecendo, o cachorro começou a choramingar. “Como você ousa?” exclamou o velho. Em um ato intempestuoso, o casal acabou matando Shiro. Mas foram tomados pelo remorso logo em seguida e resolveram cavar um túmulo para Shiro.
Ao enterrar Shiro, uma muda brotou do chão acima de seu túmulo. No dia seguinte, havia crescido em uma árvore imponente. “Shiro gostava de bolos de arroz cozido no vapor”, lembrou o velho. “Vamos fazer alguns para levar ao seu túmulo.” Ele derrubou a árvore que havia saído do túmulo de Shiro e com o tronco fez um recipiente de madeira tipo um pilão.
Esse recipiente seria usado para preparar os bolinhos de arroz. No entanto, ao bater o arroz no pilão, este começou a se transformar em moedas de ouro. Gananciosos, o casou levou o pilão pra casa para fazer os bolinhos de arroz para que se transformassem em ouro no entanto, ao invés de ouro, uma lama negra surgiu bem diante dos seus olhos.
Furioso, o idoso destruiu o pilão com um machado e ateou fogo nele em seguida. Desanimado, o idoso recolheu as cinzas, colocou-as em uma caixa. Decidiu espalhar as cinzas pelo campo e cultivar rabanete que Shiro tanto amava. Ao espalhar as cinzas, estas foram levadas pelo vento caindo sobre uma árvore morta que imediatamente floresceu lindas flores de cerejeira.
Encantado, o idoso começou a jogar as cinzas sobre todas as árvores mortas que encontrava pelo caminho e para a sua surpresa, todas se transformaram em cerejeiras repletas de flores. Logo a notícia se espalhou pela cidade e chegou até o rei, que mandou chama-lo.
O velho foi levado ao rei carregando sua caixa de cinzas. “Agora vou fazer as flores desabrocharem.” Ele aspergiu as cinzas nas árvores próximas e, imediatamente, apareceram lindas flores de cerejeira. “Esplêndido!” exclamou o rei, que ficou muito satisfeito. “Muito bem. Você é o maior florista em todo o Japão. Você será recompensado com ouro.”
Os olhos do idoso brilharam de ganância e ao espalhar as cinzas novamente, estas voaram até os olhos e nariz do rei, sufocando-o. Furioso, o rei mandou prender o idoso. Depois que foi solto, o idoso foi impedido de voltar à aldeia e precisou ir pra longe com sua esposa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dez contos infantis preferidos das crianças japonesa.
Short StoryAssim como acontece em outros países, o Japão possui suas fábulas e Contos folclóricos. Muitas delas influenciadas pelo Xintoísmo e Budismo, as duas religiões mais onipresentes no Japão. Geralmente envolve personagens e situações engraçadas ou bizar...