Como grande PotterHead que sou, isto nem poderia começar de outra forma!
ATENÇÃO: NÃO GARANTO QUE NÃO HAJA SPOILERS!! Eu acho que não há, mas nunca se sabe...
Título do livro / coleção: Harry Potter
Número de volumes: 7
Autora: J. K. Rowling
Género: Fantasia/Romance
Editora que eu li: Editorial Presença
Ano da primeira publicação: 1997
Mini-resumo: acho que é um bocado difícil falar de "mini-resumos" quando se trata de HP, porque esta é provavelmente a coleção que eu li que contém mais pormenores impossíveis de explicar, mas ainda assim vou tentar...
A coleção dá-nos a conhecer Harry, um menino órfão que sempre viveu com os tios e o primo, pelos quais era maltratado, e que com 11 anos descobre que os seus pais eram feiticeiros e que ele próprio também o é.
Ainda para mais, descobre que é um feiticeiro famoso, conhecido pelo "rapaz que sobreviveu", pois foi a única pessoa que não morreu ao ser enfrentado por Voldemort, o maior feiticeiro das trevas de todos os tempos. É claro que este último não ficou nada contente por não ter conseguido matar uma simples criança, então está apenas à espera do melhor momento para atacar...
Ao longo da coleção acompanhamos Harry e os seus amigos nas suas aventuras por Hogwarts (a escola de feiticeiros), e conseguimos perceber o seu crescimento enquanto feiticeiros mas, sobretudo, enquanto pessoas.
O que mais gostei? Tal como já referi, este é um livro cheio de pequenos pormenores, mas todos eles em algum momento da história farão sentido. Para além disso, penso que a escritora nos consegue mesmo fazer perceber o crescimento dos personagens, até pela própria história, os conflitos e a maneira de escrever, que se vai tornando cada vez mais complicada e adulta.
Mas a coisa que realmente faz desta a minha coleção favorita é a facilidade que a autora tem em fazer-nos sonhar! Todas aquelas invenções do mundo mágico: o Quidditch (desporto jogado em vassouras), os animais mágicos, cada um com a sua particularidade... A cada página que passa, sentimo-nos em Hogwarts, vemos as vassouras e os uniformes pelos olhos do Harry, conhecemos e sentimos os vários professores e lugares mágicos tal e qual como os nossos personagens os sentem. É como um escape do mundo real!
O que menos gostei? A partir de um certo momento, e em parte devido ao crescimento que já vos falei, os livros tornam-se muito pesados, com mortes em cada capítulo. Então, provavelmente, se eu tivesse de escolher a parte que menos gosto, seria mesmo o facto de todas as minhas personagens preferidas morrerem AHAHAH
Ainda assim, acho que tratando-se de um livro de "guerra", de permanente luta entre o Bem e o Mal, seria de esperar que morressem pessoas de ambos os lados, isso torna os livros mais realistas!
Agora sobre os filmes: sei que o objetivo era escrever apenas sobre os livros, mas esta série ficou em grande parte marcada pelo elenco escolhido, acho que já é um bocado impossível pensar no Harry sem pensar no Daniel Radcliffe, ou pensar na Hermione sem nos lembrarmos logo da Emma Watson. Por isso deixo-vos aqui algumas das minhas fotos preferidas!
Já agora, aconselho sempre verem os filmes antes de lerem os livros, porque senão ainda sofrem uma desilusão ao verem os filmes, já que estes não têm nem metade do pormenor dos livros...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Apreciações Críticas dos meus livros favoritos
De TodoAqui irão encontrar as minhas opiniões sobre alguns livros / coleções que, a meu ver, toda a gente deveria ler. Espero que gostem e que consiga levar-vos a lê-los! Próximo capítulo ainda esta semana! Não sei sobre o quê, mas vai sair AHAHA