O Cartel de Sinaloa, do México, é uma das organizações criminosas mais temidas do mundo e vive em conflito com o governo oficial. Em 2010, membros do cartel fuzilaram 13 prefeitos cujas administrações tentavam barrar o tráfico de drogas. No ano seguinte, pessoas que faziam compras no centro comercial de Acapulco se depararam com 15 corpos decapitados, alinhados ao lado de suas respectivas cabeças.
Não foi a primeira vez, contudo. Dois anos antes, caixas de isopor com gelo e 12 cabeças foram jogadas na pista de rolamento de uma estrada movimentada. Com a passagem dos carros em alta velocidade, as cabeças escaparam das caixas e se espalharam pelo asfalto. O Sinaloa mantém "filiais" do crime na maioria dos estados mexicanos e volta e meia entra em confronto com a polícia e com organizações criminosas adversárias. Além de matar inimigos, os membros do cartel também tiram a vida de civis para demonstrar poder e demarcar território.
O traficante Pedro Avilés Peréz foi pioneiro no emprego de aviões no contrabando, ao exportar drogas para os Estados Unidos. Hoje os chefes do cartel são Joaquín Guzmán Loera e Ismael Zambada García. Em 2001, Guzmán era o segundo homem mais procurado do mundo pelo FBI, atrás apenas de Osama Bin Laden. Foi preso no ano de 2015. Ismael comanda a organização desde a prisão de Guzmán.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Casos Criminais
Mystery / Thriller❗️ATENÇÃO❗️: esse texto pode trazer conteúdos sensíveis por abordar um caso real. Casos criminais