Posso estar enganada, mas acredito que a maioria de vocês não sabe o que é foreshadowing e não possui a mínima ideia de como implantá-lo em sua história.
Não precisam ficar preocupados, pois eu vou explicar tudo nesse capítulo.
O ǫᴜᴇ ᴇ́?
Traduzindo para o português, foreshadowing significa prenúncio.
"Mas o que significa prenúncio?"
A resposta é bem simples. É aquilo que anuncia, por indícios, um acontecimento. Ou seja, foreshadowing são as dicas que você coloca em seu livro para preparar seu leitor para o que está por vir. Seja algo chocante, uma revelação, um plot twist, etc.
Pʀᴇssᴀ́ɢɪᴏ
Sabe aquela sensação ruim que algo está prestes a acontecer? Descarte isso. Foreshadowing não é presságio.
Como disse anteriormente, você irá escrever dicas para preparar o leitor para o que está por vir, não irá criar um clima tenso nem nada do tipo.
Para escrever um bom foreshadowing, suas dicas precisam ser sutis e praticamente invisíveis para o leitor. Mas, mesmo assim, quando aquela certa cena acontecer, eles irão voltar atrás na memória e perceber que tudo faz sentido pelas dicas que você deixou quase completamente disfarçadas lá atrás.
Iᴍᴘʟᴀɴᴛᴀʀ ᴀs ᴅɪᴄᴀs
"Falar é fácil, mas como diabos eu escrevo algo sutil, mas que ao mesmo tempo vai se tornar 'impactante' na minha história?"
Ora, meu caro, minha cara, vamos usar exemplos!
Ⓒ︎Ⓞ︎Ⓜ︎Ⓞ︎ Ⓝ︎Ⓐ︎Ⓞ︎ Ⓕ︎Ⓐ︎Ⓩ︎Ⓔ︎Ⓡ︎
Não dite os fatos na cara do seu leitor. Eu já disse antes, mas vou falar de novo. Foreshadowing precisa e necessita ser sutil.
Se alguma personagem for sequestrada no meio da história, não escreva sobre uma reportagem que diz sobre um maníaco andando pelas ruas da cidade e que sequestra crianças para vender a carne delas para canibais na deep web.
Ⓒ︎Ⓞ︎Ⓜ︎Ⓞ︎ Ⓕ︎Ⓐ︎Ⓩ︎Ⓔ︎Ⓡ︎
Em vez disso, por que você não descreve que existe um homem estranho e medonho que passa a maior parte do dia em um playground para criancinhas? Essa dica é bem mais sutil e não será um completo choque caso ele sequestrasse uma delas, mesmo que ninguém realmente esperasse por isso.
Rᴇᴠᴇʟᴀɴᴅᴏ ᴏs ғᴀᴛᴏs
Sinceramente, você não precisa retomar todas as dicas para mostrar para seus leitores o que de fato está acontecendo, mas é interessante colocar isso em sua história.
Recontar todas essas dicas deixadas no meio do seu enredo e mostrar diretamente para o leitor todos os pequenos e "irrelevantes" fatos que resultaram naquela cena de cair o queixo é como se fosse uma recompensa.
Digo isso, pois você recompensa seu leitor ao explicar quem era aquele homem estranho no parquinho das crianças, ao mesmo tempo que mostra que o sequestro de umas das personagens não foi um fato tão irreal assim.
Bem, espero ter ajudado. Até a próxima!
Bye bye~
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como escrever minha história?
РазноеQuer escrever uma história, mas não sabe como começar? Por acaso possui ideias maravilhosas, porém não consegue as colocar no papel? Está inseguro para postar seu primeiro capítulo? Acha que sua escrita não é boa o suficiente? Teve um bl...