Mali ficou o resto da semana ocupada, estava feliz por finalmente ser sexta-feira, pois além de se reunir com os amigos à noite não precisaria ir à emissora. Tinha sido liberada pelo diretor Lee das gravações do dia. Então, iria aproveitar o dia para escrever e depois cozinhar algo para os amigos, o que não fazia há muito tempo.
Sai para o jardim com o notebook debaixo do braço e antes de ligar o aparelho resolve aproveitar o dia de tranquilidade e ligar para a vozinha, Kim-Nari. Já fazia um bom tempo que não ligava para a avó, e ficou com medo da senhora lhe dar uma bronca. O telefone toca algumas vezes antes de Mali escutar a voz da avó do outro lado da linha.
- Alô! - atende a senhora.
- Alô, vovó é a Mali. Como está? - Mali ficou esperando a repreensão da senhora, que não veio.
- Mali, - a voz da senhora fica animada - estava pensando em você nesse exato momento, parece coisa do destino...
- Sério vovó? Você precisa de alguma coisa?
- Para dizer a verdade, sim. Hoje é o aniversário de morte da minha filha e do meu genro e estou tendo que preparar tudo sozinha, já que a Kim-Chin-Sun está na faculdade - a senhora faz uma pausa, e Mali sorri do outro lado da linha - se você não se importar, poderia me ajudar?
Claro que Mali não poderia recusar um pedido da avó, ainda mais quando tinha dito que a senhora poderia chamar quando precisasse.
- Claro vó, vou arrumar umas coisas e chamar um carro. Logo estarei aí - Mali diz levantando e voltando com o notebook para dentro de casa. O livro teria que esperar.
Hanna não estava em casa, então apenas deixou um recado para a amiga dizendo onde estaria, e que retornava a noite, para que não se preocupasse. Hanna conhecia a avózinha mas era melhor deixar avisado, pois a amiga andava de "marcação cerrada" desde o dia em que chegou tarde após o jantar com o ator Do-Hyun, mas Hanna não precisava saber com quem estava.
Mali chega a casa e sem demora a avózinha Kim-Nari a recebe, vestida de preto, seus cabelos pareciam bem mais brancos. Quando sorriu para Mali seu sorriso parecia triste, por ser uma dia de luto para a família.
- Você chegou! - a avó segurou a mão de Mali e a puxou para dentro da casa - me desculpe por te chamar em cima assim, Chin-Sun me avisou a pouco que não iria conseguir vir. O Bon-Hwa está na escola e meu neto mais velho está trabalhando, deve chegar mais tarde, então esse ano estou sozinha para preparar tudo.
- Não está sozinha vó, você tem a mim! - Mali sorri para a senhora, dando "tapinhas" em sua mão - Então, por onde começamos?
As duas vão para a cozinha e começam a preparar a comida para o memorial. Mali corta legumes, enquanto a avó a ensina a preparar as famosas panquecas coreanas, as favoritas da sua falecida filha. Tudo é preparado com muito cuidado, e toda a vez que a avó fala da filha e do genro, os olhos da senhora brilham. Mali nunca tinha participado de um memorial de aniversário de morte coreano, para ela, tudo era novidade. O que sabia sobre o assunto era o que tinha visto em dramas coreanos, mas o que estava vivenciando com a avó era diferente de tudo que já havia visto. Era um dia para lembrar das pessoas que tinham partido, mas também para relembrar os dias felizes.
O dia passa rápido e Mali nem se dá conta. De repente se escutam vozes na sala.
- Ah, meus netos chegaram! - diz a avó, limpando a mão no avental para receber as crianças.
Bon-Hwa chega em casa vindo da escola e vai direto para cozinha chamando a avó, e quando vê Mali fica todo radiante. Pára no meio da cozinha olhando para ela e sorrindo. Mali se aproxima do menino.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Destino
Любовные романыVocê acredita em destino? Se você é destinada a conhecer uma determinada pessoa, trabalhar em uma empresa ou até pertencer a uma determinada família, não há como lutar contra isso. Todo universo irá conspirar para que aconteça. Mas, o caminho e a f...