- Nunca senti tanto frio na Venezuela! Vimos neve durante todo aquele inverno! Tenho saudade de lá. Partimos assim que notamos a retomada das tensões mundiais.
Maria Rodrigues.
- Me lembro de ver uma bomba cair no mar e ondas colossais serem geradas após sua explosão. Por sorte meu avião estava longe o suficiente para sentirmos apenas uma pequena turbulência.
Yuri Yukio.
- Vendi tudo o que tínhamos, até o negócio da família para conseguir um lugar naquele satélite. Senti muita dó de vender o negócio que seu tataravô havia começado com tanto esforço. Mas eu sabia que isso seria nossa salvação.
Ítalo Rossi.
- Conheci seu pai na estação M-03 de Marte. Você nasceu lá porque nossa viagem de volta atrasou devido à demora no término da guerra na Terra, ou seja, você foi registrada como marciana! Por muito pouco não nasceu no espaço... ...Não, você não seria registrada como "espaciana", filha.
Marie Meyer.
- Eu tive sorte de não precisar recorrer à um banco, diziam que eles não ajudavam ninguém!
José Augusto.
- Depois das bombas tínhamos de esperar no mínimo cinco anos para sair do bunker, no segundo ano todos nós já estávamos no limite. Por mais que houvesse uma pequena cidade naquele bunker, a situação estava insuportável sem luz do Sol, com poucos recursos e sem notícias do mundo exterior. Roubei a máscara e todo o kit de proteção contra radiação e fugi faltando dois anos para a liberação oficial, junto com outros que não suportavam mais aquele mundo. Arriscamos e aqui estamos.
Ivan Shtukatukova.
- As alterações na região chamada de círculo de fogo do pacífico foram imensas, eu sabia que não poderia voltar nunca mais a nosso país.
Max Carroll.
- No início, durante a guerra armada, seu avô teve que se esconder imóvel sobre uma árvore na floresta por um fim de semana inteiro, até que acabasse a busca pelos que fugiram daquele campo. Seu avô nunca teve medo de baratas nem insetos, dizia que todo tipo de bicho já havia passado por ele naqueles dias de floresta. Viu? Não precisa ter medo de barata! Você não quer ser corajoso como seu avô?
Nice Szwarc
- Após ver todas as cicatrizes e problemas de saúde de meu pai, o médico que fazia as inspeções para autorizar às idas à Marte não queria aprovar meu pai para esta viagem espacial, então meu pai perguntou ao médico: "Doutor, o senhor tem irmão?", o médico respondeu que sim e meu pai perguntou em seguida: "E você o ama?". O médico disse: "Claro!", então meu pai disse: "Então você vai entender se eu te disser que eu estou assim hoje porque vinguei a morte de meu irmão". O médico se comoveu e aprovou a entrada de meu pai e por isso chegamos até aqui.
Gil Barbosa.
- Depois que o país vizinho fez aquele ato de traição, meu pai já sabia que era melhor fugir para muito longe, mesmo sem termos dinheiro. Ele teve uma boa percepção da situação e entendeu que o quanto antes partisse mais fácil e barata seria a viagem. Deixamos apenas nosso cachorro e as dívidas para trás. Depois de um tempo viemos parar em alto mar.
Kira Sokolova.
- Ter ajudado um médico à retirar o próprio apêndice, sem anestesia e dentro de um pequeno bunker na África, não foi a coisa mais pesada que vi naquele ano.
Fernando Lopez.
- A aliança da vingança não me representava, mas eu sentia que era o único que pensava assim em meu país.
Katsuo Takahashi.
Depoimentos de sobreviventes da guerra armada e das duas sequenciais guerras nucleares, compartilhados com suas segundas gerações.
A ILHA DE METAL começa no próximo capítulo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Ilha de Metal
AdventureAcompanhe a tímida e delicada Mônica em uma aventura complexa e embrenhada em dificuldades onde a lógica e o raciocínio são suas maiores aliadas! Este livro está repleto de ilustrações e previsões do futuro de tirar o fôlego! Será que finalmente t...