Não existe maneira fácil de dizer tudo, então não vou me desculpar pelas palavras que virão. Nós já estamos aqui há tempo suficiente para não medir falar. Desculpe, querida, a verdade é apenas uma só: ele deixou você. Eu sei que é difícil acreditar, depois de tudo que vocês passaram, que ele pudesse ter tamanha coragem, mas foi o que aconteceu. Não que ele tenha saído porta afora durante uma madrugada fria sem um telefonema ou explicações. É claro que não, você o conhece. Ele marcou um café, te chamou para conversar e se explicou. Mas quem entenderia? Quem seria capaz de entender motivos tão próprios, para atitudes tão contraditórias? Em palavras simples, por melhores que sejam as intenções dele, a verdade é que ele te deixou. Te chutou. Aceite o fato, e respire fundo. A verdade dói, mas dói uma vez só.
Por favor, não tente se justificar. Não foi você quem foi embora. Não foi você quem desistiu. Não cabe a você defendê-lo agora, menina, ele te deixou. Consegue perceber? Não há perdão para isso. Pare de esperar, sentada a mesa, que ele volta para o jantar. O filé já esfriou. Você está bebendo do teu vinho sozinha. Ele não irá chegar. Nem voltar. Ele deixou você. E claro que ele tem os motivos deles. Motivos válidos, eu presumo. Ninguém encerra uma história de tanto tempo sem certeza, é isso que você tem que entender. Qualquer certeza que ele tenha tido, foi maior do que ele pensou que poderia valer estar ao teu lado. Ele decidiu. Ele encerrou. A você, cabe aceitar e seguir em frente. Ele saiu de casa, querida, então feche a porta e não olhe para trás.
E sim, eu sei que dói. Sei que parece confuso. Você ainda está tentando assimilar a falta que ele faz. Está tentando se acostumar a fazer compras sozinhas, a acerta a quantidade certa de açúcar no café e a entender como confiar de novo. São tantas perguntas, tantas questões... não tenha pressa. Você terá a si mesmo por toda a sua vida, e quem quer que seja que você escolher para estar contigo em um futuro, próximo ou não, tenha em mente que se ele decidir lhe deixar, isso tem haver com ele e nunca com você. Não se culpe pelos os demônios e inseguranças de outras pessoas. A você, querida, cabe a pena respirar fundo e seguir em frente. Você vai ficar bem, você sabe disso. Você só precisa se lembrar.