Diálogos de um estóico vai explicar o que é o estoicismo e como aplicar as técnicas de autocontrole, através de um bate-papo você acompanha e aprende o conceito e os exercícios práticos. Irá descobrir a origem do estoicismo, o contexto social da Grécia na época de Zenão de Cítio, as transições da escola temporalmente, passando pelos três períodos: antigo, médio e o romano. A última fase mais marcante de Epicteto, Sêneca e Marco Aurélio, é a que tem mais informações e obras escritas recuperadas dos filósofos.
Nas próximas linhas você vai compreender 20 exercícios praticados pelos estóicos. Este livro conduz o leitor a reconhecer como é possível dominar suas emoções aplicando os ensinamentos dessa filosofia milenar. O livro também vai abordar sobre a influência do estoicismo no cristianismo e em psicoterapias utilizadas na atualidade: logoterapia e terapia cognitiva comportamental. Contará com um capítulo especial um exercício desenvolvido no início dos anos 2000, Definição dos Medos.
Mantenha Diálogos de um Estóico próximo a você para ler e reler para internalizar os ensinamentos do estoicismo.
A história conta com três personagens, dois professores e um aluno, Pedro, Tânia e Paulo, respectivamente, esse modelo foi escolhido para facilitar o entendimento do leitor que na maioria das vezes tem dificuldades em captar os ensinamentos dos estóicos. Assim pondo o leitor dentro da história.
Durante a leitura você caro leitor e leitora vai mergulhar na origem do estoicismo e terá acesso a um conteúdo organizado feito para ser colocado na prática. Aplicando o ensinamento pode ter uma vida virtuosa, com o máximo controle das suas emoções. Esse livro lhe dá a liberdade de dominar o controle de sua própria vida e assumir a responsabilidade de suas ações.
O conteúdo foi dividido em 20 capítulos.
Em primeiro lugar, a origem do estoicismo, para conhecer os motivos que levou Zenão a criar uma academia de filosofia e como foi influenciado pelo seu mentor. Em segundo dicotomia do controle, separar o que podemos ou não controlar. Em terceiro, os estóicos eram sem emoções? Aqui você terá acesso ao método utilizado para identificar e controlar suas emoções. O quarto capítulo, logos e eudaimonia a visão do universo e da felicidade. Quinto, visualização negativa, imaginar as coisas que podem acontecer fora do esperado em seu dia.
Sexto, ataraxia e as quatro virtudes, modos de alcançar a imperturbabilidade da alma e ter qualidades moral e ética. Sétimo, restituição é imaginar que nada é nosso, quando nascemos não tínhamos nada, com o passar do tempo adquirimos objetos, se perder não perdeu nada voltou para o estado de não ter. Oitavo desconforto voluntário aqui é apresentado a importância de praticar os exercícios de desconforto, maneiras que ele impacta a sua vida e como aplicar na prática as atividades. Nono Meditação escrita, anotar seus princípios, dúvidas e reflexões para seguir sendo virtuoso. Décimo, memento mori, compreender os limites da vida humana e na sequência memento vivere, consegue viver melhor. Décimo primeiro, contemplação do todo, visualizar as coisas de cima, os problemas do mundo e perceber como seu problema pode ser pequeno em relação aos outros.
Décimo segundo, amor fati aceitar seu destino e querer que sua vida seja boa e acontecesse diariamente. Décimo terceiro, como controlar a ansiedade com o estoicismo, a ansiedade na perspectiva dos estóicos e modo de combater. Décimo quarto, a influência do estoicismo no cristianismo, ensinamentos foram incorporados e a religião passou a ser referência em Roma, com tanta similaridade com a filosofia helenista. Décimo quinto, a influência do estoicismo na Logoterapia e na Terapia Cognitiva-Comportamental, aqui você vai acompanhar o impacto que a filosofia estóica tem em terapias desenvolvidas no início do século XX, ambas são referências em tratamentos psicológicos.
Décimo sexto, definição dos medos, identificar os acontecimentos que te causam pavor para criar consciência sobre cada um deles com o objetivo de controlar a perturbação mental. Décimo sétimo, esse capítulo está reservado aos principais filósofos estóicos e sua contribuição para o desenvolvimento do estoicismo temporalmente. Décimo oitavo, Pessoas que seguiram o estoicismo depois do período romano. Décimo nono, é um resumo geral da vida e obra dos principais filósofos estóicos, livros remanescentes dos filósofos são apresentados.
Por último, Considerações Finais.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Diálogos de um estóico
Não FicçãoDiálogos de um estoico é a história da criação do estoicismo contada em diálogos, os personagens são Pedro, Paulo e Tânia, como origem, suas técnicas de exercício e seus principais pensadores.