CONTO 5

13 3 8
                                    

"Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura" (Lucas 2: 10-12).

★★★

Lucas é um menino de 6 anos baixinho para a sua idade, mas cheio de energia. Seus olhos pequenos e negros brilham sempre que ele vê algo novo. Ele ama tomar banho de mangueira e comer mangas, o seu sonho é um dia tocar o céu, de tão lindo que ele é. Em sua pele negra tem algumas marcas nos joelhos e cotovelos, causadas pelas várias quedas que ele teve por correr atrás do seu cachorrinho.

Assim como quase todos os meninos de 6 anos, Lucas ama o Natal. É a época preferida dele, pois durante o Natal ele vai com os seus pais para a casa da sua avó e todos juntos festejam o nascimento do Filho de Deus.

Quando Lucas e seus pais chegaram na casa da avó, recebem uma ligação dizendo que eles devem regressar rapidamente a sua casa para resolver um problema no trabalho, e infelizmente eles regressaram.

O pequeno não conseguiu evitar a tristeza de ver os seus pais voltarem sem ele. O seu pai disse que voltaria logo, mas o garoto não ficou feliz.

Para animar o seu netinho, a avó pediu que ele ajudasse a cuidar do jardim. Embora triste, Lucas foi, sentou na terra e começou a cavar buracos para que a sua avó pudesse colocar as novas plantas. Ele estava tão triste, que nem mesmo um banho de mangueira conseguiria animar.

—Vó, vó, vooooooooooooo — ele repetia várias vezes, mas a sua avó não ouvia.

— Oh Lucas, perdão meu netinho. A vovó estava distraída, o que foi? — A sua avó falou enquanto limpava a sua mão e a de Lucas que estavam cheias de terra.

— Agora eu não gosto mais do Natal, não quero mais festejar — Lucas falou cruzando os braços, ainda com uma carinha triste.

A avó não conseguiu evitar ficar surpresa diante das palavras do seu netinho, em sua mente a avó se perguntava, O que devo fazer? Meu netinho não gosta mais do Natal. Então, a avó fechou os olhos e respirou fundo... uma ideia veio em sua mente, "o jogo das perguntas".

— Gosta do céu, Lucas? — Ele simplesmente balançou a cabeça, indicando que sim. — E das estrelas?

Lucas não entendia o porquê das perguntas, mas balançou a cabeça outra vez.

— Sabe quem criou estas duas coisas? — Lucas abriu um pequeno sorriso.

— Vó, todo mundo sabe. Foi Deus, o Papai do Céu. — Ele falou enquanto balançava a cabeça por ser tão inteligente.

— Oh, é verdade, meu netinho. — A avó não conseguiu evitar rir da carinha do seu neto. — Vem sentar no meu colo, tenho mais algumas perguntas a fazer.

Quando a avó terminou de falar os olhinhos do pequeno brilharam.

— Vó, é o jogo das perguntas? — Ele perguntou animado

— É sim meu neto, agora vem sentar. — Lucas foi correndo para sentar no colo da sua avó. Ele ama o colo da sua avó, é um dos lugares preferidos dele, seguido pelo colo da sua mamãe e a sorveteria que fica do outro lado da rua.

— Vamos continuar, Vó — falou animado.

— És um menino muito inteligente, meu netinho — sua avó disse enquanto apertava as bochechas do pequeno. — Sabe quem criou a vovó, o papai, a mamãe e o pequeno Lucas?

Contos de Esperança (Primeira coletânea Águias) - DEGUSTAÇÃOOnde histórias criam vida. Descubra agora