A causa mais comum de obstrução de vias aéreas em pacientes com perda de consciência é o relaxamento da musculatura da língua, que se projeta para o fundo da garganta ou orofaringe, impedindo a passagem de ar nas vias aéreas superiores e inferiores. Para restabelecer a permeabilidade das vias aéreas superiores, devemos simplesmente remover corpos estranhos ou realizar a elevação da mandíbula. A possibilidade de lesão na coluna cervical deve ser sempre considerada, portanto, movimentos bruscos, excessivos ou aplicados, com uma força desproporcional poderá causar lesões neurológicas irreversíveis na coluna cervical, como por exemplo, uma tetraplegia.
A cabeça e o pescoço da vítima nunca devem ser muito estendidos ou mesmo fletidos para manter ou estabelecer uma via aérea permeável. Para que possamos verificar se esta via aérea não está obstruída devemos solicitar à vítima que ela fale. Caso a vítima não consiga falar, observamos que esta vítima possui uma alteração do nível de consciência. Caso a vítima atenda a solicitação, podemos considerar que esta via aérea está livre, com a ventilação e perfusão cerebral mantidas, devido à passagem de ar por esta via aérea.
Se a vítima apresentar ronquidão ou falta de voz, significa que deve haver um comprometimento das vias aéreas superiores, ou seja, uma obstrução. Avaliar e controlar as vias aéreas são condutas rápidas e simples, não necessitando inicialmente de nenhum equipamento, portanto, estas técnicas manuais de desobstrução e controle ou estabilização da coluna cervical, não devem ser retardadas a espera do socorro especializado. A obstrução das vias aéreas pode ser causada por:
Objetos sólidos;
Queda da língua;
Líquidos.
Os principais sintomas apresentados pela vítima com obstrução das vias aéreas são:
Tosse;
Respiração ruidosa;
Movimentos respiratórios alterados;
Cianose (extremidades roxas);
Para realizarmos o controle das vias aéreas podemos efetuar as seguintes técnicas:
Uma vez realizada o controle ou estabilização da coluna cervical, não podemos em hipótese alguma liberá-la, até que esta seja imobilizada definitivamente com o colar cervical ou com outro dispositivo que evite o movimento tanto lateral como de flexão da cabeça.
Desobstrução das vias aéreas
O reconhecimento rápido da obstrução das vias aéreas determinará se esta vítima será socorrida rapidamente ou se ela se submeter a óbito.A obstrução poderá ser parcial, quando não há a completa interrupção do fluxo de ar, ou total, quando há uma completa interrupção do fluxo de ar das vias aéreas superiores para as vias aéreas inferiores, estabelecendo assim, as trocas gasosas.
A troca ineficiente de ar é indicada pela presença de:
Tosse ineficaz e fraca;
Ruídos respiratórios gementes ou estridentes;
Dificuldade respiratória;
Cianose.
Os métodos de desobstrução das vias aéreas variam de acordo com o tipo de objeto que está causando a obstrução. Caso a vítima apresentar uma obstrução das vias aéreas por sólidos, deve-se efetivar.
Remoção manual do objeto;
Compressões torácicas.
Caso ocorra a obstrução por líquidos, devemos realizar:
Aspiração das vias aéreas;
Rolamento 90º para que o líquido seja retirado pela boca evitando assim, sua aspiração para os pulmões.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Noções Básicas em Primeiros Socorros
Não FicçãoIndependente da idade, acidentes ocorrem e é importante saber agir corretamente em situações de emergências, O conhecimento de noções básicas em primeiros socorros não deve ser restrito a profissionais de saúde, mas deve englobar todas as pessoas co...