FRATURAS

42 2 0
                                    

Definimos por fratura toda solução de continuidade súbita e/ou violenta de um osso. Elas podem ser fechadas, quando não houver rompimento da pele, ou abertas - fratura exposta, quando a pele sofre solução de continuidade no local da lesão óssea. Alguns cuidados especiais fazem parte da assistência a fraturas expostas. A cobertura do local com um pano limpo ou gaze e a procura de socorro imediato.

As fraturas são lesões mais comuns nos membros superiores e inferiores, podendo ser únicas ou múltiplas. Na primeira infância, é frequente a fratura da clavícula. Como causas de fraturas citam-se, principalmente, as quedas e os atropelamentos. Principais localizações:

Fratura dos membros

as mais comuns, tornando-se mais graves e de delicado tratamento quando mais próximas do tronco.

Fratura da bacia

em geral grave, acompanhando-se de choque e podendo acarretar lesões da bexiga e do reto, acarretando hemorragia interna.

Fratura do crânio

das mais graves, por afetar o cérebro, protegido pelo mesmo. As lesões cerebrais são responsáveis pelo choque, paralisia dos membros, coma e morte do paciente. A fratura do crânio é uma ocorrência mais comum nas grandes cidades, devido aos acidentes automobilísticos, e apresenta maior índice de mortalidade em relação às demais. O primeiro socorro precisa vir por meio de aparelho respiratório, pois os pacientes podem sucumbir por asfixia. Deve-se lateralizar a cabeça, limpar-lhe a boca com o dedo protegido por um lenço e vigiar a respiração. Não se deve esquecer que o choque pode também ocorrer, merecendo os devidos cuidados.

Fratura da coluna:

ocorre, em geral, nas quedas, atropelamentos e nos mergulhos em local raso, sendo mais grave o prognóstico, quanto mais alta a fratura; suspeita-se desta fratura, quando o paciente, depois de acidentado, apresenta-se com os membros inferiores paralisados e dormentes; as fraturas do pescoço são quase sempre fatais. Faz-se necessário um cuidado especial no sentido de não praticar manobras que possam agravar a lesão da medula; coloca-se o paciente estendido no solo em posição horizontal, com o ventre para cima; o choque também pode ocorrer numa fratura dessas.

FRATURA FECHADA

Indicada na maioria das vezes, por dor ou grande sensibilidade em um osso ou articulação. A vítima não consegue movimentar a parte afetada, além do adormecimento ou formigamento da região. Inchaço e pele arroxeada, acompanhado de uma deformação aparente do membro ferido. Não movimente a vítima até imobilizar o local atingido. Não ofereça qualquer tipo de alimento ao ferido, nem mesmo água.

Solicite assistência médica o mais rápido possível, enquanto isso mantenha a pessoa calma e aquecida. Verifique se o ferimento não interrompeu a circulação sanguínea. Imobilize os ossos ou articulações atingidas com uma tala. Mantenha o local afetado em nível mais elevado que o resto do corpo e se disponível, aplique compressas frias para diminuir o inchaço, a dor e a progressão do hematoma.

 Mantenha o local afetado em nível mais elevado que o resto do corpo e se disponível, aplique compressas frias para diminuir o inchaço, a dor e a progressão do hematoma

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
Noções Básicas em Primeiros SocorrosOnde histórias criam vida. Descubra agora