Dr. Hernani de Guimarães Andrade (1913-2003), foi, segundo julgamos, quando encarnado entre nós, o maior pesquisador brasileiro sobre o assunto reencarnação. Podemos ver sua opinião, a respeito do assunto em foco, em seus livros Espírito, Períspirito e Alma e Você e a Reencarnação, nos quais dedicou um capítulo ao tema. Vejamos o que coloca neste último: Por que Reencarnação? Em outubro de 1969, tomamos contato com o primeiro caso de reencarnação por nós investigados, a pedido do Dr. Ian Stevenson. Daí em diante passamos a levantar e a investigar outros mais, por nossa própria iniciativa. Desse modo, em 1972, já nos encontrávamos familiarizados com essa área de pesquisa. A leitura de diversas obras versando sobre a reencarnação e suas pesquisas científicas consolidou ainda mais a nossa crença de que, talvez, a reencarnação fosse uma das causas do homossexualismo, se não a única.
Entre os autores que consultáramos figuraram: Muller (1970), Banerjee (1964, 1965) e Stevenson (1966).Mas, naquela ocasião, não era só a explicação das causas do homossexualismo que visávamos descobrir. Na realidade, esperávamos obter também mais uma fonte de evidência de apoio à ideia da reencarnação. O plano inicial era, partindo da investigação por meio da regressão de memória, chegar à causa do comportamento homossexual do paciente. Seria uma explicação do homossexualismo e, ao mesmo tempo, uma evidência da reencarnação. Outro ponto importante era fornecido pela pesquisa direta de casos de reencarnação efetuados por nós, com evidências da possibilidade de troca de sexos, e sustentados em base de relatos de casos semelhantes de outros investigadores. Tudo apontava em direção à validade da nossa hipótese de trabalho. Em suma, a nossa suspeita de que a troca de sexo de uma encarnação para outra talvez fosse, em certas circunstâncias, a principal causa do homossexualismo, mas não a única, especialmente a do transexualíssimo parecia emergir cada vez mais clara. Existem três modalidades de homossexuais
Para que o leitor ainda pouco familiarizado com a questão dohomossexualismo, lembramos que, basicamente, distinguem-se trêsmodalidades de homossexuais:
1 – O homossexual genérico, cuja característica fundamental é a atraçãosexual por pessoas do mesmo sexo. O homossexual possui o impulso eróticodirigido para indivíduos de seu próprio sexo.No heterossexual esse impulso parece não depender exclusivamente dacarga hormônica no organismo. O indivíduo castrado geralmente perde o apetitesexual, mas não muda a direção da atração pelo outro sexo.No homossexual, embora muitos deles possuam órgãos sexuais normais,bem como cargas hormonais suficientes e com atividade sexual normal, verifica-se a impulsão erótica em direção aos indivíduos do mesmo sexo. Nestes casos, ohomossexualismo pode ter-se desenvolvido em razão de outros fatores que nãoa troca de sexo proveniente da reencarnação. Tais fatores podem ser osfamiliares e educacionais. Há também os circunstanciais, resultantes desituações especiais como, por exemplo, promiscuidade em cárceres, internatos,conventos, comunidades místico-religiosas, iniciações em seitas esdrúxulas, etc.etc.Os homossexuais podem formar pares (casais) em que um deles exerce opapel ativo nas relações sexuais. No caso do sexo masculino, esta diferenciaçãotorna-se mais definida.
2 – O travesti é aquele indivíduo que procura assumir a aparência dos de sexo oposto. Nem todo travesti é sistematicamente homossexual, assim como nem todo homossexual é obrigatoriamente travesti.
3 – O transexual é a modalidade mais típica do homossexualismo. Neste caso, o indivíduo se sente uma pessoa de determinado sexo, ocupando um corpo físico do sexo oposto; uma mulher em um corpo masculino, ou um homem emum corpo feminino.O transexual sugere fortemente a intervenção da reencarnação em sua ocorrência.No transexual podem ocorrer alterações inatas fisiológicas e cromossômicas.Permitimo-nos deixar sem comentário esse aspecto, para não estender excessivamente o presente capítulo."Sankhârâ" e homossexualismo.Finalizando esse capítulo, pedimos licença para transcrever parte do Cap. X,do livro Espírito, Períspirito e Alma."...A realidade do Sankhârâ", revela nos casos que sugerem reencarnação,favorece a hipótese de que pelo menos o transexualíssimo seja motivado por uma herança reencarnatória. Neste caso, se um indivíduo, que se reencarnou reiteradas vezes com um determinado sexo, vem a renascer com um sexo oposto, ele provavelmente sofrerá problemas do gênero transexualíssimo. Pelomenos há grande possibilidade de isto ocorrer. A troca de sexo de uma encarnação para outra pode não ser exclusivamentea causa do homossexualismo, pois vários fatores educacionais poderiam contribuir para despertar no indivíduo as tendências sepultadas nas profundezas do seu inconsciente espiritual. Deve ter-se em conta, também, outras variáveis que possam influir na equação que define o homossexualismo em função do"Sankhârâ".
VOCÊ ESTÁ LENDO
Homossexualidade na Visão Espírita
Spiritual"A homossexualidade, também hoje chamada transexualidade, em alguns círculos de ciência, definindo-se, no conjunto de suas características, por tendência da criatura para a comunhão afetiva com uma outra criatura do mesmo sexo, não encontra explicaç...