Gaia, Geia ou Gé (em grego: Γαία, transl.: Gaía), na mitologia grega, é a Mãe-Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora imensa. Segundo Hesíodo, no princípio surge o Caos (o vazio) e dele nascem Gaia, Tártaro (o abismo), Eros (o amor), Érebo (as trevas) e Nix (a noite).Gaia gerou sozinha Úrano (o Céu), Ponto (o mar) e as Óreas (as montanhas). Ela gerou Úrano, seu igual, com o desejo de ter alguém que a cobrisse completamente, e para que houvesse um lar eterno para os deuses "bem-aventurados".Com Ponto, Gaia gerou Nereu: É um deus marinho primitivo, representado como um idoso o velho do mar. Além de Fórcis, Ceto, Euríbia e Taumante.
Com Úrano, Gaia gerou os doze titãs: Oceano, Céos, Crio, Hiperio, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis; por fim nasceu Cronos, o mais novo e mais terrível dos seus filhos, que odiava a luxúria do seu pai.
Período após haverem concebido os titãs, Urano e Gaia geraram os três ciclopes e os três hecatônquiros.
Como fosse Úrano capaz de prever o futuro, temeu o poder desses filhos, quais tornar-se-iam poderosos, e os encerrou novamente no útero de Gaia. Ela, que gemia com dores atrozes sem poder parir, clamou pelo favor de seus filhos titãs e pediu auxílio para libertarem os irmãos e vingarem-se do pai. Dos doze irmãos, porém, somente Cronos aceitou a conspiração.
Gaia então retirou do peito o aço e com o auxílio de Nix, dele fez a foice dentada. Concedeu-a a Cronos e o escondeu, para que, quando viesse o pai durante a noite, não percebesse sua presença. Ao descer Úrano para se unir mais uma vez com a esposa, foi surpreendido por Cronos, que atacou-o e castrou-o, separando assim o Céu e a Terra.
Cronos lançou os testículos de Úrano ao mar, mas algumas gotas caíram sobre a terra, fecundando-a. Do sangue de Úrano derramado sobre Gaia, nasceram os gigantes, as erínias as melíades.
Após a queda de Úrano, Cronos subiu ao trono do mundo e libertou os irmãos. Mas vendo o quanto eram poderosos, também os temia e os aprisionou mais uma vez. Gaia, revoltada com o ato de tirania e intolerância do filho, tramou nova vingança.
-----------------------------------------------------------
Nota:9/10
Palavras:394
Não se esqueçam de votar e comentar
VOCÊ ESTÁ LENDO
A História da Mitologia Grega
Fanfictionnão vi muita coisa falando sobre a história da mitologia grega então eu resolvi fazer um livro sobre. lembrando que se tiver alguma coisa errada eu peço mil desculpas por estar dando informação falsas na internet, eu pego tudo do Google e vou em vár...