Em primeiro lugar, Érebo é um dos deuses primordiais da mitologia grega. Nesse sentido, faz parte da criação do Universo e antecede o surgimento dos doze deuses do Olimpo. Sobretudo, essa divindade personifica o mau e as trevas, sendo conhecido como o deus da escuridão.Curiosamente, o deus da escuridão é irmão de Nix, a deusa da noite. Por outro lado, ele mora em um lugar escuro e vazio chamado Vácuo, localizados acima dos domínios de sua irmã. Desse modo, o reino de Érebo são espaços escuros e sem vida.
Mais ainda, estima-se que essa divindade tenha surgido do deus Caos, que foi quem iniciou o surgimento do Universo na mitologia grega. Sendo assim, ele e sua irmã gêmea nasceram de cisões como as que acontecem com seres unicelulares. Em outras palavras, a partir de pedaços do deus Caos eles tomaram forma.
Portanto, passaram a ser os deuses mais velhos e ancestrais logo após o pai. Ademais, a própria etimologia do nome Érebo significa sombra ou escuridão profunda. No geral, acredita-se que essa divindade foi responsável por criar as Trevas, um espaço de onde posteriormente seria retirado a matéria cósmica para criar o submundo de Hades.Como citado anteriormente, Érebo faz parte do panteão de deuses primordiais, sendo filho do deus Caos. Sendo assim, é uma das primeiras divindades a surgir no Universo, desempenhando um importante papel com sua irmã no que diz respeito à noite escuridão. Comumente, estima-se que essa divindade foi responsável por personificar o pano de fundo do céu de onde surgiriam as estrelas.
Contudo, Érebo também desposou de sua irmã Nix, pois na mitologia grega a genealogia se mistura. A partir dessa união surgiram outros dois deuses primordiais: Éter, também conhecido como a Luz celestial, e Hemera, que personifica o Dia.A princípio, a divindade e sua irmã eram poderes supremos, de modo que poderiam retirar até mesmo a imortalidade dos deuses. Nesse sentido, estima-se que o deus da escuridão surgiu como parte do próprio universo, personificando uma parte dos cosmos e os buracos negros.
Primeiramente, Érebo planejou liberar os titãs aprisionados pelos olimpianos após a chamada Titanomaquia. Contudo, sua irmã e esposa armou uma emboscada com Zeus e Hades. Sobretudo, ela temia o poder do irmão e o que ele faria com o domínio os titãs.Portanto, os três utilizaram de seus poderes para jogar Érebo no chamado rio infernal Aqueronte, ou o rio da morte. Assim, esse era um mitológico corpo de água capaz de enfraquecer o mais forte dos deuses. Desse modo, foi criado para manter o equilíbrio.
Logo em seguida, os três enviam seu corpo enfraquecido para o Tártaro, onde ele fica aprisionado. Eventualmente, ele se torna uma potência esquecida e abandonada.
Porém, é dele que surge a matéria prima e o nome que inspira o reino de Hades, por onde os mortos devem passar logo após falecerem. Resumidamente, Caronte faria com que os falecidos passassem pelo rio Aqueronte, entrando no Tártaro e alcançando o submundo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A História da Mitologia Grega
Fanfictionnão vi muita coisa falando sobre a história da mitologia grega então eu resolvi fazer um livro sobre. lembrando que se tiver alguma coisa errada eu peço mil desculpas por estar dando informação falsas na internet, eu pego tudo do Google e vou em vár...