Conclusão geral
Dados do simpósio do Vaticano de 1998 apontam que a Igreja Católica, entregou ao braço secular para que se aplicasse a pena de morte muito menos do que popularmente se diz, e que se ela não tivesse atuado com a Inquisição, hoje, se atacaria a Igreja por ter se omitido, já que as mortes com ou sem a Igreja aconteceram, e ainda sem ela, aconteceriam em maior quantidade, a Igreja matou, em uma comparação de proporção entre [mortes vs anos de atuação] muito menos que a Revolução Francesa, tida como a precursora da liberdade, cujo lema era a liberdade, igualdade e fraternidade, onde de fraternidade, igualdade e liberdade não se teve nada além do lema, pois ela em 10 anos matou cerca de 16000 pessoas, ou do nazismo, cerca de 40 milhões, ou do comunismo, acho hipocrisia o comunista ou o neonazista que ousa chamar a Igreja Católica de assassina, ou como muitos sem conhecimento por aí que falam que a Igreja é a maior instituição genocida do mundo, acho que confundiu, ela é a maior instituição de caridade, aquela também que, queira você ou não, modelou a civilização e a sociedade ocidentalHoje, acompanhando na internet, percebo que quem defende a verdade sobre a Inquisição da Igreja Católica é considerado, na gíria atual, passador de pano, ou alguém sem noção, ou sem senso, concordo com o ultimo substantivo, sem senso, no que se trata da inquisição eu, Gustavo, não tenho senso, não tenho senso comum, aquilo que, ou as pessoas mal sabem e saem por aí falando e opinando, normalmente porque leram 6 páginas num livro didático do ensino fundamental, mas não sabem responder perguntas básicas sobre a Inquisição, sabem só opinar e dar pitaco. Declaro em alto em bom tom, eu não tenho o senso comum de um ultra-crepidário, aquele que fala muito e sabe pouco, aquele que parece um papagaiozinhoTrago um manual de questionamento ao herege, questionamento à quem ousa falar que a Inquisição da Igreja Católica foi ruim. Em que ano foi condenado o primeiro herege? 385, Prisciliano pelo Imperador Máximo.Em que ano o tribunal do Santo Ofício foi instaurado? Por quem?1231 pelo papa Gregório IX.Qual a diferença da ação do povo, da ação do Estado e a ação da Igreja? A diferença é que a ação do povo e do Estado, não havia um tribunal investigativo, já na Igreja havia um tribunal no qual se faziam diversas investigações, outra diferença era que o povo e o Estado tinham como meta acusar, condenar e matar, já a Igreja tinha como meta converter e só em últimos casos aplicar a pena corporal, outra diferença é que o Estado e o povo, julgavam pessoas de todas as religiões, a Igreja julgava apenas católicos.Quais foram as principais inquisições que existiram? Inquisição Espanhola, Inquisição Romana, Inquisição Portuguesa, caça às bruxas pelo protestantismo, conversão das bruxas pelo catolicismo, Inquisição Protestante, "inquisição" do povo e do Estado protestante e a "inquisição" do povo e do Estado Católico.Qual a mentalidade do povo na época? Uma mentalidade teocêntrica, onde Deus, a alma e a Igreja eram os bens mais preciosos e que deveriam ser melhores conservados, ou seja, consideravam crime quem ousasse atacar à Deus, à Igreja e à alma.Qual o fato histórico que fez com que o povo todo da Europa se fizesse Cristãos católicos? A queda do império Romano, onde deu início ao avanço dos bárbaros, no qual a Igreja conteve.Quais os bens que a Inquisição Católica trouxe ao mundo de hoje, em especial no continente americano? A liberdade, seja ela religiosa, expressiva, entre tantas outras liberdades, se não fosse a Inquisição nos séculos XV e XVI, o continente americano teria sido descoberto por mulçumanos e não por católicos como foi, logo, o continente americano, em sua totalidade, seria semelhante ao Iraque, ao invés da moral ocidental ser a moral Cristã como é hoje, seria a moral mulçumana vigente em nosso continente. Se mesmo com esse argumento a pessoa não se convencer de que a inquisição foi boa, convide essa pessoa para viver no Iraque, como queria ver as pessoas desses movimentos que atacam a fé católica, viverem no Iraque e ousar falar ou agir contra o islamismo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A INQUISIÇÃO: O que nunca te contaram
Non-FictionConheça brevemente a história da Inquisição da Igreja Católica Apostólica Romana, no qual ouvimos muitas coisas sensacionalistas e mentirosas a respeito, esse livro é baseado em referências históricas retiradas na base do assunto e nos maiores histo...