Inquisições católicas
Em quase todos os lugares da Europa a inquisição atuou (Até o Séc. XVI havia somente a Inquisição católica) porém entre as várias inquisições católicas a mais importante e conhecida foi a Inquisição Espanhola dos séculos XV e XVI, essa também foi a inquisição mais abusada, onde os reis a usaram de forma inadequada, pois a Inquisição servia para investigar católicos que faziam e pregavam contra o catolicismo, porém a Rainha Isabel e o Rei Fernando, após obrigarem o papa à permitir essa inquisição, usaram dela para conter o avanço mulçumano na Europa, ou seja, a Inquisição que foi feita para investigar católicos, contra a vontade da Igreja passa a investigar mulçumanos também, essa inquisição perdeu o controle a partir do momento em que já não era mais o papa que nomeava os inquisidores e bispo mas sim os próprios reis de Castela e Aragão na Espanha, porém, nós habitantes do continente americano devemos tudo à Igreja e a essa inquisição, pois embora tenha passado um pouco dos limites, ela fez um bem enorme a nós americanos, inclusive nós do séc. XXI, pois uma das maiores metas da religião muçulmana é dominar o mundo, e a Inquisição Espanhola acontece pouco antes da descoberta da América e do Brasil, sendo assim, se não fosse a Inquisição, nossos colonizadores não seriam católicos, mas sim mulçumanos, agora eu quero ver pessoas que reclamam do catolicismo, morando no Iraque por exemplo, vai levantar bandeira feminista no Iraque e vê o que acontece contigo, vai levantar bandeira gay no Iraque, vai pedir liberdade religiosa no Iraque, vai ser ateu, católico, umbandista, evangélico, espírita no Iraque, se não fosse a Inquisição espanhola e a Igreja, hoje, nós do ocidente seriamos tão livres quanto os moradores do Iraque, eu peço para que quem reclama da Igreja Católica vá pro Iraque. Nossa liberdade religiosa e de expressão só existe hoje graças à Igreja Católica e sua influência moral e social no ocidente, na qual é inegável que exista. A inquisição espanhola começou no dia primeiro de novembro de 1478, foi nessa inquisição que Leão X excomungou o inquisidor de Toledo, na sétima década do século XVIII, o rei Carlo III proibiu que a inquisição obedecesse ao Papa e a Igreja, logo perdeu o vínculo com a Igreja.
Inquisição protestante
Após a revolta de Martinho Lutero contra a Igreja em 1517, solicitando reformas e pedindo mudanças na Igreja Católica, depois de todas suas solicitações serem negadas pelo concilio de Trento, Lutero acaba criando uma nova linha de pensamento religioso, conhecido como protestantismo, defendia, por exemplo que só a bíblia era necessária como fonte de fé, porém ele mesmo era contra a bíblia quando dizia que qualquer um poderia interpretar ela (2Pd 1, 20), defendia também que somente a fé em Deus e a Graça de Deus poderia salvar, já em Tiago 2, dos versículos 14 ao 18, nos diz que a fé sem obras é morta, sendo então, mais uma revolta protestante do que reforma, pois não houve reforma nenhuma e sim uma criação duma nova religião , na qual hoje existe milhares de igrejas dentro do protestantismo discordando entre si, numas podem beber, em outras não, numas podem o divórcio noutras não, enfim, muita bagunça pra uma religião só, mas voltando para as raízes do protestantismo vemos três principais religiões protestantes, a Luterana (Martinho Lutero), a Calvinista (João Calvino) e a Anglicana (Henrique VIII), essas Igrejas também tiveram "Inquisições" , porém a "inquisição" protestante se parecia mais com a ação do povo católico, do que com a ação da Igreja Católica, pois não havia misericórdia nem investigações, por isso nem de tribunal se pode chamar. Nas mãos da Imperatriz Protestante Isabel, se teve em média 800 mortes por ano, por exemplo.
Acontece que durante a Idade Média até mesmo após a reforma o lema "A religião do rei é a religião do povo" sempre foi vigente, ou seja, após a reforma, houve uma bagunça na Europa, pois se em tal reino o Rei se mantivesse católico, ali o povo se manteria católico e li atuaria a inquisição católica, já se o rei aderisse o protestantismo, o povo também teria que mudar para a religião do rei (luterano, calvinista ou anglicano) e ali atuaria a inquisição protestante, seja ela luterana, calvinista ou anglicana, e essas mudanças poderiam ocorrer a qualquer momento, na mudança de rei, por exemplo.Como a Igreja Católica antes da Reforma estava presente em todos os reinos, após a reforma em alguns lugares, ao aderir o protestantismo, houve uma tentativa de extermínio católico, e foi aí que os protestantes utilizaram da inquisição para ou convencer os católicos (clero, religiosos, consagrados e leigos) a aderir ao protestantismo, caso contrário, eles seriam condenados à morte ("Em nenhum país cuja maioria hoje é protestante foi convertida com a bíblia na mão. Foram "convertidos" a fogo e ferro, graças à ambição dos reis e príncipes." Dr Hudson Rubens Correia), assim, os católicos sofreram mais nas mãos dos protestantes do que os mulçumanos e protestantes nas mãos dos católicos, foi também na inquisição protestante que houve a tão famosa queima de milhares bruxas, com o protestante presbiteriano Jonh Fox, por exemplo, houve em média mil morte de mulheres acusadas de feitiçaria por parte dos protestantes, logo mais, veremos a relação da Igreja Católica com as Bruxas
VOCÊ ESTÁ LENDO
A INQUISIÇÃO: O que nunca te contaram
SaggisticaConheça brevemente a história da Inquisição da Igreja Católica Apostólica Romana, no qual ouvimos muitas coisas sensacionalistas e mentirosas a respeito, esse livro é baseado em referências históricas retiradas na base do assunto e nos maiores histo...