Pedro Marcos

0 0 0
                                    

Alguns dias se passaram da morte da mãe e por dias viam o pai sentado em uma cadeira pensativo, sempre com sua bombacha larga e pitando um cigarro de palha, hora tomava um chimarrão, hora pitava, sempre uma  grande tristeza  no olhar.
Pedro marcos era um pequeno agricultor mas também um estrumentista, tocava acordeom em bailes na região de Cruz Alta e Santa Maria no Rs, sempre que solicitado subia no cavalo
Com o acordeom na garupa e ficava dias fora de casa, enquanto Almerinda cuidava da roça dos filhos e dos animais da propriedade.
As crianças sempre ficavam olhando pra estrada esperando o pai que chegava com balas, fubá e açúcar , nunca voltava de mãos vazias.
Seu Pedro estava com um grande problema, como continuar a tocar os bailes, com quem deixaria os filhos, santinha tinha que voltar pra casa de seus pais, além do mais não ficava bem uma moça ficar morando na casa com cunhado viúvo.
Eram 6 crianças pequenas que precisavam de cuidados, não ia conseguir cuidar filhos e a casa, o dinheiro que ganhava como gaiteiro era essencial para trazer mantimentos que o pequeno sítio não fornecia.
No outro dia novamente estava Sr Pedro sentado na mesma poltrona tomando o chimarrão matinal quando alguém se aproxima da casa e chama o nome dele, Augusto disse pai o Neco lá de Santa Maria está lhe chamando.
Sr Pedro vai até a porta e diz, Buenas Neco, vamo entrando se aprochegue e venha matear um pouco.
Neco entrou e disse que tinha um recado do padre da paróquia de Santa Maria que estavam preparando uma festa para arrecadar fundos para a igreja e precisava que Neco fosse até a casa de Pedro Marcelo tratar do baile.
Sr Pedro indagou dizendo - imagino que o Padre joão não sabe que estou de luto pois enterrei minha prenda há poucos dias.
Neco não sabia do acontecimento, ficou muito constrangido, mas Pedro Marcos disse: pois bem amigo Nego avise o Padre que estarei na data combinada tocando o baile da paróquia, a vida continua e este é meu ofício .
Santinha não entendeu nada, disse ela, Pedro tenho que ir embora, quem vai cuidar das crianças pra que tu possas tocar o fandango do padre João? Não se preocupe santinha, darei um jeito, tu pode ir achando o teu rumo, fico agradecido pelo tempo que tu tenhas cuidado de tua irmã e da gurizada, mas vou dar um jeito .
Santinha  e sentiu uma tristeza muito grande no rosto dele, ela recolheu as crianças para dormirem enquanto ele ficava sólito pela madrugada.

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Jul 19, 2022 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Maria Helena Where stories live. Discover now