Quem não se lembra da sigla GLS, que ganhou força na década de 90? Seu significado era pessoas gays, lésbicas e simpatizantes. Com o tempo, a sigla evoluiu, com a inclusão de pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de gênero.
Sendo assim, cada atualização que o significado da sigla LGBTQIA+ sofreu representa a representatividade de diferentes grupos, com a oficialização das nomenclaturas.
Com as atualizações, é normal que se tenha dúvidas sobre o que cada letra significa. Atualmente, a sigla sofre alterações de acordo com o contexto em que é usada, para refletir posicionamentos de quem a usa. LGBTQIA+ é uma das formas mais frequentes.
LGBTQIA+ é o movimento político e social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para essa população. O seu nome demonstra a sua luta por mais igualdade e respeito à diversidade. Cada letra representa um grupo de pessoas.
O Movimento LGBTQIA+ é um movimento civil e social que busca defender a aceitação das pessoas LGBTQIA+ na sociedade. Apesar de não ser um movimento centralizado e organizado nos seus mais diversos núcleos ao redor do mundo, existem inúmeras organizações não-governamentais que atuam nesse sentido, oferecendo apoio e representação para essa parcela da sociedade.
Sempre enfrentando ondas de preconceito e de ódio, o Movimento LGBTQIA+ age em busca da igualdade social, seja por meio da conscientização das pessoas contra bifobia, homofobia, lesbofobia e transfobia, seja pelo aumento da representatividade das pessoas LGBTQIA+ nos mais diversos setores da sociedade civil.
Naturalmente, como todo e qualquer movimento social, o Movimento LGBTQIA+, quando organizado, é composto por uma ampla rede de ativismo político e atuações culturais, incluindo as já famosas marchas de rua, bem como grupos voltados para a mídia, as artes e até mesmo as pesquisas acadêmicas.
Ser uma pessoa LGBTQIA+ ainda é considerado crime em mais de 70 países, sendo que 13 punem com a pena de morte.
VOCÊ ESTÁ LENDO
𝐋𝐆𝐁𝐓𝐐𝐈𝐀+
Random𝗢𝗡𝗗𝗘 eu explico o que é o movimento LGBTQIA+ e um pouco da história por trás dele.