Além de escritora, Ana Araújo é ilustradora e capista. Pernambucana de 24 anos, ganhou o The Wattys 2021 por seu romance O Silêncio dos Santos: Tormento de Franco, primeiro de dois volumes da série "O Silêncio dos Santos".
Vamos à entrevista!
Como começou a escrever?
Entrei em 2013 no Wattpad como leitora de fanfics, quando lá era um pouco vazio, até me encher de coragem e escrever, mesmo que inexperiente. Foi meu primeiro contato com leitores e escrita. Mas antes, ainda pequena, já escrevia breves histórias que surgiam no meu imaginário.
Você tem uma rotina de escrita?
Para ser sincera, não consigo haha Acabo ocupando minha mente barulhenta com o trabalho e a escrita surge como um repouso mental. O que desregula tudo na minha cabeça para seguir uma rotina.
Em que período do dia você sente que é mais produtiva para escrever?
As madrugadas são diamantes de tão preciosas. O silêncio e o escuridão do horário me trazem conforto, me motivando a escrever.
Você acha importante escrever todos os dias? E metas, você estabelece?
Muito! Escrever é terapêutico e sua mente constrói situações diárias que podem nem existir, mas é sempre bom repassá-las ao papel ou computador. Registrar pensamentos e situações, cultivam a mente para quando for sentar e pensar em criar uma obra. Já sobre as metas, nunca fui de cumprir. Geralmente vejo desafios que participam, mas como uma pessoa com ansiedade, traçar metas piora demais a situação. Costumo deixar que as ondas me levem.
Como é o seu processo de escrita? Só se senta na cadeira e manda ver ou tem um ritual?
Exatamente isso! Haha Às vezes eu me deito e de repente resolvo sentar na cama para escrever quando um dos personagens resolve conversar comigo ou quer contar algo que eu não repassei para o livro. É de repente. Quando surge a vontade de escrever ou os personagens me contam suas vivências, ultrapasso um nível esperado de palavras. Coisa que sendo planejado, não conseguiria nem passar das cem.
Como você lida com os bloqueios de escrita e a procrastinação?
Com muita naturalidade. Em algum momento tudo pode surgir na cabeça e considero que devemos respeitar nossos momentos, sem nos comparar com demais escritores que não passam tanto por isso. Às vezes começo a desenhar para esquentar a mente com ideias e ajuda muito. Mas se elas não aparecerem, entendo com tranquilidade.
Como você revisa os seus textos? Mostra para alguém antes de publicar?
Tenho um grande amigo que acompanha a evolução da minha escrita e só passo meus arquivos para ele. Wagner Pontes é meu amigo, editor, um professor incrível e vou carregá-lo para sempre comigo. Estamos planejando mais uma revisão da minha obra, com reunião e essas coisas, para futuramente lançar fora do Wattpad. É alguém que sinto segurança em mostrar os rascunhos do livro (mesmo com defeitos).
Papel, computador ou celular? Por quê?
Computador e celular haha Como sou uma pessoa com ansiedade, tudo acontece muito ligeiro e preciso escrever rápido. Hoje, escrever no papel é um desafio para mim tendo tendinite e tremores nas mãos. Às vezes as letras saem ilegíveis e não consigo entender. Para minha cabeça, o celular e o computador são perfeitos, além da escrita fluir como águas.
De onde vem as suas ideias?
Das vivências, das pessoas que conheço e conheci, das que partiram, das memórias de infância, dos lugares que passo e já passei, do meu amor, família, da natureza, das músicas e perfumes... Até uma formiga levando comida se torna ideia. Se torna também alguma frase criada que servirá para alguma obra nos meus rascunhos.
Se pudesse voltar no tempo em que estava começando no mundo da escrita, qual conselho daria para si mesmo?
"Não se cobre tanto na escrita. Errar é aprendizado"
Como você se descreveria enquanto leitora?
Uma leitora empolgada que sonha com os personagens e chora se tocarem num fio de cabelo deles.
Uma mensagem para quem está começando agora nesse mundão sem porteiras da escrita...
Escreva para você. Claro que devemos pensar nos leitores, mas sua obra precisa encher primeiramente os seus olhos. Permita amar sua obra antes dos leitores. Tudo flui quando o livro é feito para o escritor.
Onde as pessoas podem encontrar você na internet?
Ahhh Sou fragmentada no Instagram com três perfis: @madamebloo (pessoal e onde geralmente mostro meus dramas e apoio meus amigos), @autoranaraujo (perfil de escritora e que costumo ficar mais ausente para causar suspense nos leitores) e @anaflaviaraujodesign (meu perfil como ilustradora e capista, e lá mostro o meu lado mais conhecido pelos outros escritores. Me conhecem mais como ilustradora hehe).
Também tenho o Twitter @madamebloo, onde amo acompanhar fofocas e divulgo minhas artes, além de apoiar meus leitores e amigos escritores.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Autores do Wattpad
No FicciónEntrevistas com alguns dos principais nomes do Wattpad no Brasil. Um verdadeiro guia para escritores iniciantes.