Posêidon era irmão de Zeus,filho de Crono e Réia.Na partilha do império do mundo, coubera a ele o reino dos mares.
Diz a lenda que Posêidon foi expulso do Olimpo junto com Apolo, deus do Sol,por ter conspirado contra Zeus.Então ele foi se refugiar em Tróia,sob a proteção do rei Laomedonte,e construiu as muralhas da cidade. No entanto como o rei não quis lhe pagar nada,ele se vigou destruindo as muralhas que acabara de construir.
Posêidon escolheu como esposa uma das cinquenta Nereidas, filhas do deus marinho Nereu,que tinham corpo de mulher e rabo de peixe.A esposa de Posêidon chamava-se Anfitrite, e tornou-se a poderosa deusa dos mares. De sua união nasceu um filho Tritão,que herdou o tronco do pai e a cauda de peixe da mãe. Posêidon teve outros filhos dos quais os mais famosos eram Polifemo e Anteu.
Polifemo
Polifemo era um dos ciclopes, gigantes monstruosos que só tinham um olho no meio da testa.Ele era imenso, tinha uma cabeleira densa e desgrenhada e uma barba hirsuta.morava numa caverna escura,na região da Sicília.Em seu antro Polifemo acolhia os viajantes que passavam para depois matá-los e devorá-los.
O héroi Ulisses teve que enfrentar Polifemo quando seu navio ,empurrado por uma violenta tempestade,foi dar nas costas da Sicília.Ulisses então se abrigou na caverna do ciclope que estava ausente.Quando o monstro voltou,devorou alguns dos companheiros do héroi e lhe perguntou quem ele era e de onde vinha.
- Eu me chamo Ninguém,e estamos vindo do cerco de Tróia-repondeu Ulisses.
Tentando encontrar uma maneira de escapar da crueldade do gigante Polifemo, Ulisses lembrou-se de que estava levando um odre de vinho .Ofereceu-o ao gigante, que se embriagou e adormeceu. O héroi aproveitou para furar o único olho do gigante. Vizinhos acudiram aos gritos do monstro e perguntaram:
-Quem o maltratou assim?
-Ninguém- foi a resposta.
Polifemo foi considerado louco e foi abandonado a sua triste sorte.Anteu
Anteu era filho de Posêidon e Gaia a Terra. Ele era gigante mas tinha dois olhos. Anteu que tinha uma força descomunal ,fizera o propósito de contruir um temploa Posêidon com crânios de seres humanos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As mais belas lendas da mitologia
Historische RomaneEsta coletanea nos leva de volta a civilizações antigas e nos leva a coompreender suas crenças mitologicas.Espero que gostem!