Zeus e Hera

332 5 0
                                    

Depois de se livrar dos Gigantes,Zeus sentou-se masjestosamente num trono de marfim,com o cetro de ouro na mão direita e uma á-guia a seus pés.Pensou então em escolher uma esposa e escolheu a altiva Hera.
Mas,em suas viajens a Terra,apaixonou-se por muitas mortais.Entre as mais famosas estão:

Europa
Certo dia,passeado á beira mar,Zeus avistou a sedutora Europa,filha de Agenor,fundador da cidade de Tebas naBeócia.A menina brincava na praia com suas amigas.Não resistindo a seus encantos,Zeus quis se aproximar.Mas ele sabia que Hera ers ciumenta e esta-va sempre vigilante.Além disso,temia assustar aquela virgem tímida se aparecesse assim de repente.Então transformou-se em touro e foi chegando perto,muito manso e carinhoso.A menina inocente,sem nenhum medo daquele animal tão bem-intensionado,criou co-ragem de montar em seu lombo.
Assim que ela se instalou,o touro saiu galopando e atravessou o mar,raptando a bela cativa,Alguns dizem que a levou para a ilha de Creta,outros que a levou para a Euopa,dando seu nome ao continente.
O fato é que,assim que se viu longe de olhares indiscretos.Zeus voltou a sua forma anterior e apareceu em todo o seu esplendor.Da união de Zeus e Europa nasceu Minos,futuro juiz dos infernos.
Io
Zeus e Hera não se entendiam bem.As infidelidades de Zeus com belas mortais provocavam o ciúme e o ódio de Hera,muitas vezes com razão.Sempre desconfiada,certo dia ela percebeu as atencões exageradas de seu marido para com a casta Io,filha de Ínaco ,rei de Argos.Zeus,por sua vez,não deixava de ser esperto.Para drilblar a vigilância de sua terrivel esposa recorendo a sua antiga estrategia: a metamorfose.Dessa vez ele exerceu seus poderes sobre a bela Io,transformando-a em uma bezerra branca,muito ágil,que saiu galopando pelos campos verdes e floridos.
Intrigada por não ver sua sacerdotisa Io e ao mesmo tempo notou o aparecimento daquela bela bezerra,Hera sentiu a suspeita invadir sua alma e pediu ao marido que lhe desse aquela bezerra de presente.Zeus aceitou o desejo de sua esposa.
Assim que se tornou a dona da bezerra Hera encarregou o pastor Argos de cuidar do animal.Argos não era um pastor como os outros. Era um gigante de cem olhos que se revezavam para dormir,assim ele era capaz de vigiar todos os lugares ao mesmo tempo. Nada nem ninguém escapava de sua vista. Zeus então recorreu a Hermes pedindo a ele que mata-se Argos e devolve-se a liberdade a Io.
Hermes cobriu a cabeça de Argos e o decaptou libertando a bela Io,quando Hera ficou sabendo da morte de Argos ficou furiosa.Porém não tinha como se vingar de Zeus,Hera direcionou sua colera a pobre Io, que ainda não voltará a forma humana, Hera ordenou a uma enorme varejeira que pica-se a bezerra ,Io enlouquecida pela dor correu desvairada pelos campos entrando em terras do Egito,lá deu a luz a um filho Épafo,ela governou o Egito com a nome de Isís.
Quanto a Argos Hera semeou seus cem olhos na cauda do pavão sua ave preferida
Leda
Ao pé do Taígeto,montanha do Peleponeso,perto de um rio margeado por loureiros-rosa,Leda estava,deitada, bela e graciosa.Essa visão encantadora chamou a atenção de Zeus.Como sempre, ele pensou numa maneira de interferir na solidão da princesa sem a as-sustar .
Além dos cisnes majestosos que deslizavam na água,Leda não via uma alma viva á sua volta.Zeus então resolveu transformar-se em cisne,e pediu á deusa Afrodite que se tranformasse em águia e fingisse tentar caça-lo.
Afrodite aceitou.O pobre cisne perseguido,trêmulo e quase desfalecendo,foi se refugiar no colo de Leda.Com pena da ave fugitiva,a moça o acolheu e o afagou em seu regaço.Depois de satisfazer suas emoções de cisne,Zeus voltou a ábobora celeste,abandonando sua benfeitora e deixando dois ovos de um tamanho descomunal.Castor e Pólux nasceram do primeiro e Helena e Cliteminestra do segundo.

As mais belas lendas da mitologiaOnde histórias criam vida. Descubra agora