O Dizimo Voluntário

1K 9 2
                                    

"E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo." Gênesis 14.18-20.

 

    Primeiro precisamos entender que para Abraão dar o dízimo com tanta naturalidade, isso parecia ser comum em sua época. Logo podemos entender que o dízimo já era algo praticado na terra dos antepassados de Abraão.

    Segundo e mais importante é que Abraão deu o dízimo de forma voluntária. Não havia a Lei escrita nem nenhuma ordenança para tal. Ora, então a palavra dízimo aqui empregada se dá pelo fato de ter sido a décima parte do que Abraão tinha; apenas isso, pois o que Abraão fez nada mais é do que dar uma oferta voluntária. O nosso pai na fé nos ensina assim como séculos depois os apóstolos também ensinam a ofertar de forma voluntária. Então temos o primeiro dízimo ofertado de forma voluntária, não ordenado e entregue ao sacerdote, no caso aqui Melquisedeque. Note; um sacerdote não araônico, e sim um sacerdócio que aparece sem genealogia e ordenança, guarde isso.

Um terceiro ponto é o fato de Abraão ter dado dízimo do despojo. Isso significa que Abraão deu uma oferta do despojo da guerra, em agradecimento a vitória de uma batalha.

Dízimos e OfertasOnde histórias criam vida. Descubra agora