Parte VI
O que é a felicidade que tanto perseguimos? Seria algo palpável? Seria algo duradouro? Felicidade foi estar em seus braços nos dias mais longos deste ano. Mas também é ouvir palavras amáveis de reconhecimento dos que estão em minha vida. Felicidade é observar a beleza ao redor, estar no momento. Felicidade está no propósito de vida sendo cumprido e saber que estou fazendo alguma diferença na vida das pessoas. Sou fagulha que se espalha, iluminando alguns caminhos. Todos somos. Mas se dar conta disso é estar em contato com a felicidade interior.
A felicidade é cíclica. A roda gira. A mente passa por fases. A vida passa por tudo isso, como 8 flechas a caminho, sem distinções de estados e estações. Felicidade é um estado mental, é um emaranhado de sentimentos, é reconhecimento interno e conhecimento externo do que nos rodeia. É o apoio de quem nos cerca, o abraço materno que acolhe, um almoço caseiro de domingo, uma música que nos faz querer se levantar e dançar. É cantar e cantar e cantar! É olhar para o outro e ver um espelho e se sentir acolhido. É uma conexão mental tão forte que te tira da apatia. É novas descobertas. Novas músicas, novos filmes, novas histórias, novas pessoas. Mas também o velho, o nostálgico, ver algo e viajar mentalmente no tempo para outra época e sentir uma gostosa saudade. Pois felicidade já foi e também será.
É gargalhar, é uma boa conversa, sentir prazer nas palavras, entrelaçar os corpos em uma gostosa soneca, seu cheiro, seu sorriso, despertar abraçada contigo. É o som do mar da sua janela, observar as ondas que vem e vão e a lua refletida nas águas, sentindo a brisa do mar e ouvindo a cidade calma e tranquila.
É o ronronar dos gatos, o abanar do rabo dos cachorros, o som dos pássaros, os girassóis no jardim. São as sazonais chananas que me cobrem o caminho de flores, mesmo sabendo que elas irão desaparecer e retornar. É observar as aranhas tecendo as suas teias, os besouros metálicos nas folhas, as abelhas nas flores, as borboletas amarelas no ar, o trabalho colaborativo das formigas. A vida minúscula ao nosso redor que tanto desprezamos, mas é a natureza seguindo independente de como estamos, da política do mundo, de níveis sociais. É a natureza em essência. Essa essência que engarrafamos e nos permitimos ser tomados por egos que nos impedem de ver a felicidade acontecendo ao nosso redor, pois estamos tão voltados para o que precisamos que esquecemos que a felicidade está bem ali, nos acompanhando.
Eu fui feliz contigo, imensamente. Mas sou feliz aos poucos a todo instante, em tantas pequenas coisas. E te ofereço essas pequenas felicidades cotidianas, pois agora entendo que são esses pequenos momentos que nos mantêm bem. Não o sentimento grandioso que explode por dentro, mas o instante que nos perpassa tranquilo e nos faz observar o pôr do sol que acontece todos os dias, mas que ainda assim enche nossos olhos da mesma beleza exuberante, sempre, como se fosse a primeira vez, e em seguida somos mergulhados nessa escuridão iluminada pela mística lua e tantas estrelas, tantas supernovas, brilhando imensamente fascinando-nos cheias de mistérios e traçando nossos destinos nesse universo de possibilidades.
Você sobe comigo esse abismo, aliviando o peso, ou terei de finalmente cortar esse fio prateado que me prende a você? Te recebo novamente em meus braços que te trouxeram felicidade outrora, ou te vejo ficar para trás e encaro esse horizonte que se apresenta, cheio de obviedades e surpresas? Poderei então ver a beleza das pequenas coisas que me trazem felicidade, com você, só comigo ou abrindo caminhos para o que ainda vier, pois a vida segue e o novo sempre vem. Nunc obdurat et tunc curat.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Reflexões não solicitadas
RomanceUma jornada por um romance que finalizou, mas que não se consegue seguir em frente completamente sem a pessoa. Reflexões sobre término, predestinação, confusões mentais, amor, cotidiano, desentendimentos e a tentativa de cura. Um livro poético em pr...