Escrito por: RedWidowB
Notas iniciais: Gostaria de agradecer a @Adrift_ pela betagem e paciência, assim como yonpanx pela capa lindíssima <3 muito obrigada por tudo!
Além disso, agradeço a quem se dispor a ler :) essa foi mais um pequena loucura que se passou na minha cabeça, e fico feliz em compartilhá-la com vocês.
Boa leitura!
~~~~
Todas as cidades possuem ao menos uma história para contar, seja real ou não, triste, feliz, ou uma mistura de tudo. É comum que contos e anedotas se tornem parte da cultura local, principalmente quando esses surgem de condições que a população um dia enfrentou.
— Na nossa cidade — comentou a professora de História —, temos a lenda dos órfãos.
O dia estava com um clima ameno, as ruas não faziam tanto barulho quanto o normal e aquela era mais uma excursão, do tipo que os alunos ficavam animados demais com a mudança de ares para lembrar que aquela também era uma aula, então aprendiam com mais prazer.
Era uma aula prática que misturava turmas, às vezes até de escolas diferentes, pois o intuito era sempre o mesmo. Todos os anos, alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental, eram levados para conhecer um local diferente, através de um incentivo do governo municipal e sua secretaria de educação.
E por mais que o lugar não fosse muito mais que uma cidadezinha urbana do município, havia muita coisa para se aprender sobre a história e as lendas que ajudaram a erguer sua cultura, e era sobre isso a aula daquele dia. Era sobre fazer com que aquelas crianças e adolescentes aprendessem um pouco mais sobre a cultura que os cercava.
— Diferente do que conhecemos hoje, nossa terra não era tão fácil de se viver — pontuou a professora, logo abrindo os braços e apontando para os arredores. — Percebam que temos muitos prédios e casas hoje, porém, pensem também que, antes de toda a urbanização da qual já discutimos em sala, também tivemos diferentes períodos econômicos e sociais até a formação do que somos hoje.
Guiados pela professora, os estudantes foram sentando sobre o gramado, sob as sombras de diversas árvores que cercavam a praça onde pararam. Seus uniformes azuis se destacavam na paisagem, e os adultos que passavam pela praça logo identificavam o que acontecia e sentiam-se nostálgicos sobre aquela experiência.
O barulho de passarinhos podia ser ouvido, junto ao do vento balançando as folhas das árvores. Acompanhando a sinfonia da natureza, os jovens formaram um meio círculo, e a mulher se sentou em frente a eles, com suas pernas cruzadas em posição de lótus.
A docente esperou que todos estivessem confortáveis e menos agitados, observando o rostinho cheio de ânimo de cada um.
Logo na ponta, pertinho da professora, uma menininha de cabelos encaracolados levantou a mão para chamar sua atenção.
— E o que isso tem a ver com a lenda, professora? — perguntou com genuína curiosidade.
A adulta riu, remexendo-se no lugar para também se sentir confortável. Abrindo um sorriso doce, respondeu:
— É o que espero que vocês entendam no final da história. — Balançou a cabeça em concordância com as próprias palavras. — Vou contar a vocês, assim como um dia contaram para mim, e depois vocês podem questionar outras pessoas sobre como a ouviram.
Um segundo aluno se manifestou:
— E por que essa lenda é importante?
Fazendo uma careta divertida, a educadora apertou os olhos e balançou as sobrancelhas, fazendo com que os discentes rissem.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Heróis | Yoonmin
FanfictionTodas as cidades possuem ao menos uma história para contar, seja real ou não, triste, feliz ou uma mistura de tudo. Naquela cidade, todos conheciam a lenda dos órfãos Park Jimin e Min Yoongi, que era contada há muitas décadas e povoava a mente da po...