"NO PRINCÍPIO era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus" (João 1:1)
"NO PRINCÍPIO criou Deus os céus e a terra" (Genesis 1:1)
BERESHIT (בְּרֵאשִׁית): "No princípio"
Dentre os quatro evangelhos de Cristo, confesso que o de João tem meu coração (não que eu esteja excluindo os demais). Quando mais nova, eu não entendia muito a abordagem de João, não exatamente pela linguagem, mas por ter um conteúdo de uma assimilação muito complexa para uma criança, mas, sendo naturalmente curiosa - e igualmente teimosa, diga-se de passagem - o fato de não compreender me deixava muito frustrada, o que me impulsionou a me aprofundar mais no evangelho de João até que pudesse ter uma compreensão de maior decoro (nada que me torne um discurso de autoridade no assunto, trago tão somente minhas percepções baseadas em alguns estudos....).
De todos os aspectos, o que mais me deixa fascinada em João é o seu caráter essencialmente espiritual, já te explico! 🙃
A notoriedade se dá com como a história de Jesus se inicia em cada evangelho. Façamos, pois, uma brevíssima análise dos evangelhos:
>> MATEUS: inicia-se com uma genealogia quase interminável, de Abraão até Jesus (calma, respira 🤯), e, em seguida, a concepção milagrosa da jovem Maria (e todo o desenrolar deste feito, o que não é nosso foco no momento 😉);
>> MARCOS: o evangelho se inaugura com um resumo do ministério de João, o Batista, preparando o caminho para o Messias, seguido, imediatamente, pelo início do ministério de Jesus;
>> LUCAS: Lucas é um livro riquíssimo em detalhes, o que é de se esperar, já que, na apresentação, do que muito parece ser uma carta - destinada a Teófilo -, o evangelista deixa bem claro o teor de historicidade presente em seus escritos, não baseando-se em experiências próprias, mas nas mais variadas versões de diversas testemunhas oculares e ministros da palavra (Lucas 1:1-4).
Sua abordagem nos mostra uma "mescla" entre os dois evangelhos acima citados, trazendo tanto preciosos detalhes da concepção e infância de Jesus, o nascimento de João Batista, e o ministério de ambos;
Anexo: é ideal para ter uma visão mais ampla do que foi a vida e o ministério de Cristo na terra!!>> JOÃO: João nos traz uma abordagem exclusiva, o que o distingue bastante dos demais, pois, antes de introduzir a vida terrena de Cristo, o autor trata do caráter eterno do Filho de Deus, retratando-o em sua essência: em espírito!
João nos diz (em minhas palavras 😊): sim, a historicidade humana do rabi é, de fato, muito importante e fundamental, pois foi por se fazer carne, esvair-se de toda sua glória (kenosis - Filipenses 2:5-8), que o plano de salvação do Pai nos alcançou por meio da graça, mas não devemos reduzir o Senhor Jesus a uma mera figura humana, efêmera e transitória, ELE É ETERNO, DE SEMPRE E PARA SEMPRE!!!
João, ao iniciar seu evangelho, faz uma referência explícita a Gênesis 1:1, utilizando a mesma expressão: Bereshit. João retorna ao princípio de tudo (a criação), não só para nos mostrar que, no princípio, ELE JÁ ERA, como também foi um agente participante do processo de criação do mundo: o primogênito de toda a criação, e somente por causa dEle que todas as coisas foram criadas e, também nEle, elas permanecem (Colossenses 1:15-17).
BERESHIT - JESUS CRISTO, O PRÍNCIPE DA CRIAÇÃO, É DE ETERNIDADE À ETERNIDADE!!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Kenosis: Meu Devocional ✝️
EspiritualBem-vindo(a) ao meu cantinho devocional, aqui eu compartilho um pouquinho dos meus estudos e devocionais, meu objetivo é, para além de registrar minhas anotações bíblicas, ser, quem sabe, uma sementinha na vida de alguém que, porventura, leia esta o...