Roteiro: capítulo 14

62 3 0
                                    

Primeira cena

Cenário: casa simples

Personagens: Marius e Gillenormand

(Marius e Gillenormand sentados em cadeiras diferente. Marius lendo um documento)

Marius: Vô. 

Gillenormand: Diga.

Marius: O senhor sabia que Jean Valjean e Cosette moravam aqui? Nesta casa de cômodos? 

Gillenormand: Sim.

Marius: E qual o motivo de não ter me dito isso?

Gillenormand: Simples, eles moraram aqui por algum tempo logo depois de Jean ter escapado. Após isso ele foi buscar Cosette, filha de Fantine, e dessa forma viveram em paz, Cosette no convento e Jean como jardineiro do convento. 

Marius: Interessante. Soube por meio de jornais antigos que a prisão de Jean foi um escândalo. Muitos disseram que após sua prisão as industrias da cidade que ele governava só descaíram. Outras nem sucesso tiveram, o desemprego só cresceu e a assistência aos pobres...  

Gillenormand: Sim, foi um grande escândalo mesmo.

Marius: Espera. 

(Marius vê que no mesmo documento há outro documento dobrado)

Marius: O que é isso? Me diga por qual motivo há uma carta de meu pai aqui? 

Gillenormand: (em espanto) Como? 

Marius: Uma carta testamentária com cartões com o título de barão. Escrita por Pontmercy.

Gillenormand: Que significa essa comédia?

Marius: Que me orgulho de meu pai!

Gillenormand: Seu pai sou eu!

Marius: Meu pai era um homem corajoso, serviu à República e à França. Morreu esquecido. Cometeu apenas dois erros na vida: amar demais a pátria e a mim.

Gillenormand: Ingrato! Seu pai era um miserável! Você é tão barão quando o meu chinelo! Os bandidos que fizeram a revolução foram os que formaram a corte de Napoleão! Seu pai merece desprezo!

Marius: (encara o avô) Não é o que a carta diz! Abaixo aos Bourbon! Abaixo o imbecil do rei. 

Gillenormand: Não podemos viver sob o mesmo teto! Saia da minha casa. Agora!

Marius: E vou! Com muito orgulho. 

🎉 Você terminou a leitura de Roteiro para peça teatral "Os Miseráveis" 🎉
Roteiro para peça teatral "Os Miseráveis"Onde histórias criam vida. Descubra agora