Capítulo três,
Principais pensadores,épocas e teorias"Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada." Sócrates
Filosofia Antiga – a.C. a 300 d.C.
É a fase de origem da filosofia, entendida como uma maneira de pensar totalmente nova que se originou na Grécia no final do século VII e início do século VI a.C. A filosofia antiga marca a primeira forma de pensamento filosófico existente e surge da admiração e do questionamento de alguns pensadores gregos insatisfeitos com as explicações tradicionais da realidade. Até então, todas as indagações humanas acerca do mundo e da natureza tinham recebido respostas baseadas no misticismo, na magia e na religião.
Os pensamentos desenvolvidos na época serviram de base para a construção do raciocínio crítico e do modo de pensar ocidental. Antes, não havia preferência para explicações racionais e lógicas para os fenômenos da natureza. Com os primeiros raciocínios filosóficos (baseados em análises empíricas da realidade), surgiram as primeiras formas de ciências.
Isso ocorreu na região da Jônia (Grécia), onde as cidades eram movimentadas pelo mercantis do mar Mediterrâneo e, por isso, tinham grande concentração de intelectuais. Foi precisamente na cidade de Mileto que surgiram os três primeiros filósofos (Tales, Anaximandro e Anaxímenes), que tinham ideias que rejeitavam as explicações tradicionais baseadas na religião e buscavam apresentar uma teoria cosmológica baseada em fenômenos observáveis.
A Filosofia Antiga pode ser dividida em três períodos, pré-socrática, socrática e pós-socrática.
Pré-socráticos
Parmênides de Eleia (c. 515 – 440 a.C.)
Parmênides é considerado o fundador da escola de pensamento de Eleia, colônia grega que ficava no litoral da região da Campânia (sul da Itália). Para alguns estudiosos, ele teria sido discípulo do pitagórico Amínia, para outros ele era considerado um seguidor do pensamento de Xenófanes.
Ele foi admirado por seus contemporâneos por ter levado uma vida regrada e exemplar. Pouco se conhece sobre a sua vida, mas sabe-se que ele esteve em Atenas por volta da metade do século V, onde conheceu e se tornou amigo de Sócrates.
Parmênides foi o mais influente dos filósofos antes de Platão. Em sua doutrina se destacam o monismo e o imobilismo. Ele defendia a ideia de que tudo o que existe é eterno, imutável, indestrutível, indivisível e, portanto, imóvel. Além disso, ele considera que o pensamento humano pode atingir o conhecimento e a compreensão.
Ao contrário da maioria dos filósofos precedentes, que divulgaram seus pensamentos em prosa, Parmênides era um poeta e escreveu sua grande obra – hoje, disponível apenas fragmentos – em versos hexâmetros semelhantes aos de Homero. Além disso, ele atribuiu suas ideias a uma revelação divina.
Principais Obras
Sobre a Natureza
Pitágoras (c. 580 – 497 a.C.)
A vida desse filósofo, considerado um dos fundadores da Matemática, está envolvida em muitas lendas, porque talvez Pitágoras não tenha deixado uma obra escrita. Mas, o que se sabe, com certeza, é que os primeiros trabalhos expondo a doutrina dessa escola filosófica foram escritos por Filolau, um contemporâneo de Platão.
VOCÊ ESTÁ LENDO
as artes da filosofia
Non-FictionO Que É Filosofia? Uma pergunta,para nós mesmos #filosofia 🥉 15|12|22